Monday, Nov 20th

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal Principal COLUNAS Pedalando com Rosane Kirch Competições As mulheres nos jogos Sul-americanos
 

As mulheres nos jogos Sul-americanos

Print PDF

Neste primeiro grande evento do ano fora do Brasil a Seleção Brasileira conquistou bons resultados, principalmente nas provas de pista, o ciclismo feminino tem mostrado o seu valor conquistando no total 7 medalhas sendo 6 na pista e 1 na estrada.

Janildes Fernandes que teve uma excelente participação nos jogos conquistou 3 medalhas, (1 de prata e 2 de bronze) prata na perseguição individual, bronze na scretch e bronze na perseguição por equipe, equipe esta formada por Janildes, Fernanda e Valquiria.

Outro destaque foi Sumaia ali dos Santos que também teve uma excelente participação conquistando 2 medalhas, 1 de bronze na prova de velocidade e 1 de prata na prova de velocidade por equipe (formada por Sumaia e Maira).

Na estrada conquistei a medalha de prata e por muito pouco não ganhamos o ouro, foi uma prova bastante difícil mas graças ao nosso trabalho em equipe conseguimos esse grande resultado.

Os Jogos Sul americanos è um evento que acontece a cada 4 anos e marca a preparação para as Olimpíadas. Os jogos acontecem sempre 2 anos antes das olimpíadas sendo também uma espécie de preparação para os Jogos Pan-americanos mas com menor quantidade de países participantes, ficando somente os países da America do Sul.

A organização dos Jogos estava perfeita, uma vila especialmente construída para o evento, com centenas e centenas de pessoas trabalhando para que tudo funcionasse perfeitamente, segurança em todas as partes, tudo para dar um total apoio a todos os atletas, a comida era ótima, e o pessoal muito acolhedor...

A nossa participação só não foi melhor pois logo no inicio sentimos muito a altitude que era de 1.850 MT a ausência de ar era sentida mesmo quando se estava parado e com isto nas primeiras provas não conseguimos dar o nosso melhor, deixamos um pouco a desejar, mas com o passar dos dias fomos nos acostumando e as medalhas começaram a aparecer.

Na prova de estrada o Brasil participou com 4 meninas, Janildes Fernandes, Marcia Fernandes, Uenia Fernandes, e Rosane Kirch, o circuito era de 12 km em um total de 6 voltas, esses 12 km eram compostos de 4 km de subida, 4 descida e 4 plano, a subida começava depois de 2 km de prova e isto dificultou bastante pois as Colombianas vieram com tudo, impuseram o ritmo delas e já na primeira volta o grupo se quebrou em vários pedaços, Rosane foi a única a conseguir ficar com as colombianas, mas como estava sozinha contra 4 não tinha muito o que se fazer, por isso a medalha de prata foi mais que comemorada.

Agora é pensar no campeonato pan-americano que acontece em maio e ver se essa boa performance do Brasil continua e quem sabe voltamos para casa com mais algumas medalhas no pescoço!!!

 

 

Um abraço a todos

Rosane Kirch