Monday, Nov 20th

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Panizo comemora feito histórico e sonha com Jogos Olímpicos
 

Panizo comemora feito histórico e sonha com Jogos Olímpicos

Print PDF

Gregolry Panizo tem muitos motivos para comemorar. O paranaense de Tupãssi venceu o Pan-americano de Ciclismo, finalizado no último domingo (8), em Medellín, na Colômbia, país com muita tradição no esporte e também garantiu uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, na Inglaterra.

O paranaense chegou a São Paulo na manhã desta terça-feira, atendeu os jornalistas no Parque das Bicicletas, no Ibirapuera e à tarde volta para Maringá (PR), onde mora.

O especialista em estrada quer mais e sonha em disputar o maior evento esportivo do mundo. "O primeiro passo, que era garantir o Brasil, já foi dado. Agora vou me manter em forma para corresponder, caso seja escolhido para representar o País", disse.

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) decide qual ciclista tem as melhores características para encarar o percurso olímpico. Atualmente, o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking sul-americano, atrás de Colômbia e Venezuela. Caso alcance a 2ª colocação, ganha o direito de levar mais dois atletas para Londres.

"Meu sonho é estar nos Jogos, mas não apenas para participar. Quero ganhar medalha", continuou o atleta de 26 anos, que deixou os colombianos surpresos com a vitória. "A mídia deu um espaço grande para o campeonato. O público também compareceu em peso. A Colômbia respira ciclismo. Vencer na casa deles foi muito especial". Os jornais "El Colombiano" e "El Mundo" estamparam manchetes sobre a vitória brasileira.

"O Panizo é o ciclista brasileiro de estrada mais completo no momento e tem 90% de chances de ser nosso representante na Olimpíada", afirmou José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.

O brasileiro completou o percurso de 176 quilômetros em 4h03min55s, mesmo tempo do chileno Gonzalo Garrido. Os colombianos Luis Felipe Laverde e Carlos Julián Quintero e o mexicano Luis Fernando Macías completaram os cinco primeiros colocados. "Estava bem preparado e deu tudo certo na prova. A ajuda dos brasileiros também foi muito importante. Meu sprint final foi ótimo. Foi uma medalha sofrida, mas saborosa". Renato Seabra (6º lugar), Gideoni Monteiro (13º) foram os outros brasileiros a completar o trajeto.

Já na sexta-feira (6), Panizo deu mostras de que estava pronto para brilhar, ao conquistar a 6ª posição no contra-relógio. "Esta prova já me deu mais ânimo e moral para domingo. Não é fácil chegar em 6º em um Pan, imagina vencer. Estou muito satisfeito", contou.

Atleta superou depressão - Como quase todos atletas de alto rendimento, Panizo sofreu em determinados momentos da carreira. Em 2008 entrou em depressão após uma contusão no joelho e só superou totalmente o problema com a vitória na Volta Ciclística de São Paulo / Tour do Brasil, na temporada passada.

"Este título mudou meu astral e entrei em 2011 mais confiante. Espero manter esse nível", afirmou o competidor, que tem vaga garantida nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, no mês de outubro. Antes, ele compete em tradicionais provas, como a Volta do Paraná, Prova Ciclística 9 de Julho, Tour do Rio de Janeiro e Tour do Brasil/Volta de São Paulo.

Panizo mora com a esposa Valéria em Maringá e tem como ídolos os brasileiros Marcio May e Cássio de Paiva, além do norte-americano Lance Armstrong. Começou no ciclismo em 2002 e permaneceu até 2004 no Clube Maringaense de Ciclismo. No ano seguinte, foi para o Clube Londrinense e em 2006 passou a integrar a equipe DataRo de Foz do Iguaçu (PR), onde está até hoje.

Em 2010, Panizo garantiu o bicampeonato do Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo - ganhou também em 2008. O ciclista também venceu o Paranaense em 2004, Jogos Abertos do Paraná de 2005 a 2009, foi vice-campeão da Volta Internacional de Santa Catarina em 2007, entre outras conquistas.

Imagens: Divulgação

Fonte: Vinícius Cabral - ZDL - Mtb.: 47.121 / Wesley Kestrel (CBC)