Monday, Sep 23rd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Brasileiro Rafael Andriato é terceiro colocado no 17º GP Parma La Spezia
 

Brasileiro Rafael Andriato é terceiro colocado no 17º GP Parma La Spezia

Print PDF

Foi disputado no último sábado, 14 de maio, a 17ª edição do GP Parma la Specia realizado na Itália, na região da Ligúria. Foram 152 quilômetros no total onde o maior desafio foi uma subida de 15km acontecendo com cerca de 80 quilômetros percorridos.

A prova teve os primeiros 70 quilômetros em terreno plano, ocasionando uma velocidade bastante alta com várias tentativas de fuga, até cinco atletas escaparem e abrir vantagem, mantendo até o inicio da escalada de quinze quilômetros.

Durante a subida, o pelotão principal ficou completamente repartido em vários grupos, neutralizando a fuga inicial e formando um novo grupo dianteiro com 12 atletas, entre eles o brasileiro Rafael Andriato.

Após escalarem a temida montanha, os atletas enfrentaram uma descida muito longa e técnica, a equipe Petroli Firenze do brasileiro Andriato tinha cinco atletas neste grupo principal, o que proporcionou um melhor trabalho de equipe, facilitando a vitória geral.

Devido à grande quantidade de atletas da equipe Petroli Firenze, os ciclistas de outras equipes que estavam na fuga resolveram não ajudar no revezamento. Faltando 30 quilômetros para a chegada, a fuga já estava com mais de dois minutos de diferença para o grupo perseguidor, e a equipe Petroli Firenze resolveu parar de revezar e começar sucessivos ataques até abrir uma nova fuga formada por três atletas.

Rafael Andriato (Petroli Firenze), Marco Prodigioso (Petroli Firenze) e Vicenzo Ianniello (Caparrini) abriram rapidamente uma vantagem de 30 segundos e mantiveram até os quilômetros finais. Faltando cerca de dois quilômetros Marco Prodigioso atacou forte e seguiu solitário para vencer escapado. Na segunda colocação terminou Ianniello e fechando o pódio em terceiro o brasileiro Rafael Andriato.

"Hoje fizemos um trabalho de equipe impressionante, todos deram o sangue para um resultado positivo da equipe. No final decidi não disputar o sprint e deixar o segundo lugar para o italiano Ianniello, que foi um ótimo companheiro de fuga, nos ajudando a revezar o tempo inteiro. Estou muito feliz com a vitória do meu companheiro de equipe e tambem com minha terceira colocação" destacou Andriato.

No próximo final de semana o brasileiro volta a competir, começando no sábado (21) disputando o 33º GP Citta di Empoli, e no domingo (22) competindo no 58º Trofeo Matteotti, as duas provas são muito tradicionais na Itália e contam com um percurso bastante difícil.

É importante lembrar sempre que Rafael Andriato , Carlos Alexandre Manarelli e Gideone Monteiro são resultado de um trabalho fantástico que vem sendo realizado por Luciano Pagliarini, o projeto "Revelando Talentos" que é a iniciativa encontrada por Pagliarini para dar seqüência ao trabalho começado em 1999 quando aos 21 anos de idade integrou sua primeira equipe européia, abrindo portas para o ciclismo nacional.

Utilizando a experiência como ciclista profissional e o conhecimento adquirido ao longo de quase uma década competindo no exterior, o brasileiro acredita na possibilidade de inserir e revelar novos nomes do ciclismo nacional direcionando-os para o ambiente das equipes internacionais de todas as categorias.

O projeto tem total apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo e participarão dele atletas brasileiros pertencentes às categorias Junior e Under 23 com destaque nacional e possíveis projeções internacionais.

 

Video do 17º GP Parma la Specia:

 

Classificação geral final:

1° Marco Prodigioso (Petroli Firenze)
2° Vincenzo Ianniello (Caparrini) a 2"
3° Rafael Andriato (Petroli Firenze)
4° Alessandro Mazzi (Petroli Firenze) a 25"
5° Mirko Tedeschi (Petroli Firenze)

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Wesley Kestrel