Saturday, May 25th

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA VOLTA DA FRANÇA Tour de France: Português Rui Costa vence oitava etapa e Hushovd surpreende mantendo camiseta amarela
 

Tour de France: Português Rui Costa vence oitava etapa e Hushovd surpreende mantendo camiseta amarela

Print PDF

O ciclista português Rui Costa (Movistar) venceu a oitava do Tour de France realizada entre Aigurande e Super-Besse Sancy com 189 quilômetros, conquistando a primeira vitória da jovem equipe Movistar no Tour.

Rui Costa chegou isolado na linha de chegada, poucos segundos depois o grupo principal disputou o segundo lugar, com o belga Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) levando a melhor e Cadel Evans (BMC) concluindo em terceiro.

A grande fuga desta oitava etapa foi formada pelos ciclistas: Rui Costa (Movistar), Xavier Navarro (Sky), Christophe Riblon (Ag2r), Addy Engels (Quick Step), Julien El Fares (Cofidis), Romain Zingle (Cofidis), Tejay Van Garderen (HTC), Cyril Gautier (Europcar) e Alexander Kolobnev (Katusha). Os atletas arriscaram uma escapada ainda no inicio da etapa e aos poucos foram ampliando a vantagem, chegando a ter mais de cinco minutos de diferença para o pelotão principal.

Preocupada em defender seu líder,Cadel Evans, a equipe BMC colocou seus atletas à frente do pelotão e resolveu controlar a prova até os quilômetros finais. Aos poucos os integrantes da fuga foram capturados, com exceção de Rui Costa que persistiu, inicialmente ao lado de Van Garderen e logo após alguns quilômetros seguiu sozinho para vencer a oitava etapa.

Na classificação geral o norueguês Thor Hushovd (Garmin-Cérvelo) surpreendeu a todos e conseguiu terminar com o mesmo tempo do grupo principal, defendendo por mais um dia sua camiseta amarela de líder geral da competição.

O americano Chris Horner (Radio Shack) não largou nesta oitava etapa, anunciando pela manhã seu abandono da competição francesa, devido a fratura no nariz  ocasionada em uma queda na sétima etapa.

Neste domingo (10) será realizada a nona etapa entre Issoire e Saint Flour com 208 quilômetros. Será a ultima etapa antes da primeira folga deste Tour 2011, os atletas terão um percurso bastante desgastante com oito prêmios de montanha.

 

Vídeo:


Classificação da oitava etapa:
1     Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team     4:36:46     
2     Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto     0:00:12     
3     Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team     0:00:15     
4     Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi           
5     Peter Velits (Svk) HTC-Highroad           
6     Dries Devenyns (Bel) Quickstep Cycling Team           
7     Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD           
8     Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard           
9     Andy Schleck (Lux) Leopard Trek           
10     Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek

Classificação geral após oito etapas:
1 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 28:29:27   
2 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:01   
3 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:00:04   
4 David Millar (GBr) Team Garmin-Cervelo 0:00:08   
5 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack 0:00:10   
6 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 0:00:12   
7 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek     
8 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad 0:00:13   
9 Peter Velits (Svk) HTC-Highroad     
10 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team 0:00:20

 

Imagens: EFE

Texto: Wesley Kestrel