Monday, May 27th

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Equipes já vivem á expectativa para o Tour do Rio
 

Equipes já vivem á expectativa para o Tour do Rio

Print PDF

Atletas das 18 equipes que disputarão o Tour do Rio finalizam a preparação para a principal prova de ciclismo de estrada da América do Sul. Foram semanas de treinos intensificados em grupo ou individuais, na busca pela premiação de R$ 200 mil. Entre as maiores atrações desse ano estão o time de Ruanda, única representante da África, os colombianos especialistas em subida e a italiana Petroli Firenze, equipe que conta com a participação de Rafael Andriato. Um dos principais nomes do ciclismo brasileiro no exterior desembarca no Brasil, com muita clareza do seu objetivo para a competição. “Eu chego ao Tour do Rio com a meta de vencer uma etapa, não estou pensando na classificação geral do Tour, tem outros nomes na minha equipe com esse objetivo, vou correr esperando um grupo compacto para o sprint final de cada etapa”, explica o atleta.

Esse ano o Brasil será representado por 11 equipes, sendo sete de São Paulo, duas do Rio de Janeiro, Curitiba e Belém têm um representante cada. A líder do ranking nacional, Funvic / Marcondes Cesar / Pindamonhangaba, está reunida durante todo o mês de julho treinando forte para o percurso do Tour. O foco da equipe paulista é o trecho de Serra.

“Como esse ano o percurso terá mudanças estamos priorizando a parte de subidas. Fazemos treinos na serra de Campos de Jordão que fica a 14 km de Pinda”, explica o técnico da equipe, Benedito Tadeu.

O vice-campeão do estado do Rio, David Leite, que compete pela equipe FW Engenharia, acredita que tanto sacrifício vale à pena.

“Estou com a expectativa boa, senti melhora no meu treinamento e no meu desempenho das últimas provas. Na última semana estava pedalando 200 km por dia. É a segunda vez que vou participar do Tour do Rio, estou muito concentrado, pensando coisas positivas, mas confesso que dá um friozinho da barriga”, assume o atleta

O Tour do Rio acontece entre os das 27 e 31 e março, e a colocação dos times brasileiros é importante para  assegurar a vaga do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012 no ciclismo  estrada, já que o Tour do Rio é a última competição que vale pontos  para o ranking das Américas. A prova terá largada na Barra da Tijuca e de lá segue para Angra, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras e retorna para o Rio de Janeiro.

MAIS DO QUE ESPORTE:
Enquanto os ciclistas pedalam, de fato, muita coisa acontece. A bandeira do Tour do Rio esse ano é a educação no trânsito. Ou seja, a conscientização de que bicicletas são veículos e estão inseridas nas leis das ruas. Legalmente, o carro é obrigado a se manter a um metro e meio de distância do ciclista. E a preferência é sempre do veículo menor.

PROGRAMAÇÃO ADEUS RODINHAS 2011:
O programa de iniciação ao ciclismo e às leis de trânsito promovido pelo Tour do Rio acontecerá em todas as cidades. O “Adeus Rodinhas” deverá reunir mais de mil crianças, a parir de cinco anos, nos locais de chegada da prova principal do Tour. Assim, Angra dos Reis recebe o projeto no dia 27, Três Rios no dia 28, Teresópolis no dia 29, Rio das Ostras no dia 30 e Rio de Janeiro no dia 31, sempre a partir de 9h. Não é preciso levar bicicleta e a participação é gratuita.

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa