Monday, Sep 23rd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal
 

Rio discute bicicleta como meio de transporte

Print PDF

O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, recebe em setembro o 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, batizado de biciRio, um importante evento no calendário ‘pró-bicicleta’ no Brasil. A cidade, que hoje tem cerca de 200 km de ciclovias em funcionamento e mais 100 km em construção, irá receber, entre os dias 26 e 27 de setembro, uma série de palestras, estudos de caso e debates sobre a bicicleta como meio de transporte. A programação do fórum é gratuita! (veja a agenda completa).

A abertura, é claro, será marcada por um belo passeio de bicicleta pela ciclovia da Zona Sul da cidade, que passa por Copacabana, Ipanema e vários outros bairros importantes.

Segundo reportagem do Jornal do Brasil, o evento é parte de um conjunto de ações que estão sendo organizadas pela Prefeitura para a semana em que acontece em várias cidades do mundo o “Dia Mundial Sem Carro”, com o objetivo contribuir com a redução dos gases de efeito estufa, reforçando a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte.

Pensando no futuro

O biciRio é um evento que está pensando no futuro e posicionado o Rio de Janeiro como uma das candidatas a sediar, em 2014, a Conferência Internacional “VELO-CITY GLOBAL”, iniciativa europeia que, desde 1980, reúne representantes de mais de mil cidades para debater a bicicleta como meio de transporte. Em 2012, o Velo-City Global acontece em Vancouver.

Além de dar um gás no turismo, receber a Velo-City Global colocaria o Rio de Janeiro (e o Brasil) em uma posição privilegiada nas discussões sobre bicicletas, melhorando muito as condições para todos que pedalam por aqui.

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Riotur