Thursday, Sep 21st

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal Principal COLUNAS Dicas & Histórias Dicas Dicas para treinar no frio
 

Dicas para treinar no frio

Print PDF

Durante o inverno, muitos atletas sentem dificuldade para treinar e alguns fatores podem ajudar, como por exemplo: orientação de um profissional, uso de equipamentos adequados, e principalmente, não deixar a preguiça ser mais forte que o frio. Cada região possui sua particularidade, mas principalmente nos meses de Junho e Julho a temperatura diminui e o frio predomina.

A maioria dos atletas estão acostumados a treinar na parte da manhã e quando chega o inverno mudam a rotina. Isso pode atrapalhar ou até melhorar o rendimento, vai depender principalmente da determinação e disciplina de cada um.

Alguns atletas seguem a planilha de treinamento, outros treinam por conta própria, mas a pergunta é a mesma quando acordam às 6 da manhã e o termômetro está abaixo dos 10° C; " Vou mesmo treinar nesse frio? Espero para treinar mais tarde? É melhor ir na academia? É melhor girar no rolo".

As dicas abaixo ajudarão a minimizar o frio para que sua performance não seja prejudicada com as baixas temperaturas.

Horário de treino:

*      Depende da disponibilidade de cada atleta, mas no inverno aconselho sair para treinar após as 10:00am, se houver sol, amenizará um pouco o frio.
*      Lembre-se que nas montanhas o frio aumenta e quanto maior a altitude, maior o frio.

Previsão de Chuva:

*      Troque o treino externo por 1h de rolo, pois a sua saúde é mais importante e isso evitará desgaste físico.

Aquecimento e Alongamento:

*      É fundamental alongamento de aproximadamente 10 minutos antes do aquecimento.
*      No caso de competições, o ideal é aquecer no rolo durante 10 a 15 minutos.

Alimentação:

*      Com o frio, a necessidade calórica aumenta para manter a temperatura do corpo e por isto uma alimentação saudável é extremamente importante.
*      Nos dias frios e secos é normal ocorrer o ressecamento dos lábios e a ingestão de vitamina C ajuda na recomposição dos tecidos evitando o ressecamento.
*      Aproveite a estação para comer frutas cítricas com alto teor de vitamina C,  como por exemplo laranja, acerola, etc.
*      Para pedaladas longas, coma algumas barras de cereais e/ou barras energéticas durante o percurso. Não espere a fome chegar para repor as energias.
*      Após a pedalada beba chá ou leite quente, é bom para aquecer.

Água:


*      Mantenha-se bem hidratado nesta época, ajuda a evitar gripes e resfriados.


Vestuário:

*      Cada situação exige um tipo de roupa diferente e a dica é não colocar muita roupa, por mais que esteja frio, na hora do pedal você vai se aquecer.
*      No decorrer do dia a temperatura tende a aumentar e você vai ter terá que tirar parte da roupa que vestiu. 
*      Se quiser um vestuário versátil use manguito e pernito, você pode retirar facilmente quando esquentar e colocar nos bolsos da camisa.
*      Se preferir, use calça de ciclismo.que além de proteger contra o frio, evita marcas do sol. 
*      Por baixo da camisa de ciclismo use uma outra camiseta dry fit, para que o suor passe e não fique em contato com o corpo.
*      Acima da camisa, use uma jaqueta corta vento que possui orifícios pequenos o suficiente para não deixar água entrar em caso de chuva, mas com tamanho suficiente para deixar o suor evaporado sair.
*      Na Europa, alguns ciclistas usam um método diferente para minimizar o frio. Eles forram a blusa com jornal, de preferência entre uma blusa e outra para ele não ficar em contato com a pele. Vai ficar molhado, mas esquenta bem. O efeito é o mesmo da blusa de malha: ele tem bastante espaço entre as fibras para conservar o ar quente. Dá pra usar até nos pés se precisar.
*      A luva de dedo longo (luva fechada) é importante para não ficar com os dedos rígidos pelo frio, pois você pode não conseguir frear com a rapidez ou força necessária numa situação de emergência.


Proteção

*      O sol e o frio causam queimaduras e ressecamento da pele, por isso o uso de protetor solar e loção hidratante são necessários. 
*      Como mencionada acima, o frio causa o ressecamento dos lábios e neste caso o ideal é usar “Manteiga de Cacau”, que protege e hidrata os lábios.

Pés:

*      Você pode usar 2 meias mas lembre-se de trocar a palmilha da sapatilha por uma mais fina para que não fique apertada.


Espero ter ajudado e até a próxima!!!