Monday, Oct 23rd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal Principal MODALIDADES Estrada
 

Estrada

Print PDF

Ciclismo Estrada

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Bicicletas para Speed.

O ciclismo de estrada é um esporte bastante popular no mundo inteiro, mas principalmente na Europa. Os países com maior número de competidores e de torcedores são a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, os Países Baixos e a Suíça.

No Brasil, até o início da década de 1990, o esporte era praticamente ignorado pela mídia. Nos últimos anos, vem ganhando visibilidade e desde o início desta década, a televisão aberta vem cobrindo vários eventos desta modalidade como por exemplo, a Copa América de Ciclismo e a Copa da República de Ciclismo.

Os primeiros registros de corridas de ciclismo de estrada datam do século XIX, mais especificamente em 31 de maio de 1868, tendo a prova acontecido no Parc de Saint-Cloud, em Paris. Ela foi vencida pelo ciclista britânico James Moore.

Visando promover o ciclismo e demonstrar que a bicicleta era viável como meio de transporte para cobrir grandes distâncias, em 1869 aconteceu a primeira prova entre duas cidades percorrendo a distância de 123 km entre Paris e Ruão. O vencedor foi novamente James Moore, que levou 10 horas e 25 minutos para completar o percurso.

O ciclismo de estrada pode ser praticado por qualquer pessoa, atletas de competição e amantes do esporte procuram a modalidade não só pela vitória, mas principalmente pela sensação de liberdade e aventura proporcionada.