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Festas de fim de ano

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É hora de comemorar com a família, os amigos e aproveitar as comidas típicas. Para quem acha que a dieta já foi por água abaixo, dá sim para ter alimentação saudável nas festas de fim de ano.

Para o ponteiro da balança não subir e não atrapalhar o trabalho do ano:

- Ao longo do dia, procure fazer refeições mais leves, com pouca gordura e menor valor calórico. Ficar com muita fome na hora da ceia pode fazer você extrapolar  na quantidade.

- Durante a ceia: Esqueça a idéia de comer de tudo um pouco. Antes de se servir, observe as opções. Não esqueça da salada para evitar que você exagere nos pratos mais pesados.

- Nos dias seguintes, aproveite para fazer atividade física para ajudar no gasto de calorias.

Idéias saudáveis para a ceia:

Uma ceia mais equilibrada, com alimentos mais nutritivos e frescos, demonstra uma preocupação a mais com os convidados e ainda proporciona novidades.

Prefira alimentos orgânicos, frescos e da safra e evite carnes gordurosas, frituras, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.

Inclua alimentos saudáveis na ceia:

· Mix de oleaginosas (amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e pistache);

· Frutas secas (uva-passa, damascos, abacaxi, manga...);

· Carnes magras (frango, peru, chester);

· Peixes (salmão, bacalhau, robalo...);

· Saladas verdes com frutas;

· Frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, abacaxi, uva, etc);

· Legumes diversos temperados com ervas;

· Arroz integral colorido ou até mesmo quinua;

· Farofa elaborada com vegetais picadinhos;

· Sobremesas à base de frutas frescas;

· Tradicional Panetone ou Bolo de Natal com farinha de trigo integral.

· Para beber: água, sucos naturais, chás gelados, vinho orgânico, ponche de frutas sem álcool, água aromatizada com raminhos de alecrim que além de dar um sabor especial à água ajuda na digestão.


Vale lembrar:

Bebidas alcoólicas são fonte de calorias vazias, ou seja, só fornecem calorias sem nenhum outro nutriente. Além disso, retêm líquidos e contribuem para aquela gordurinha extra. Moderação é a palavra chave.

Nada como a virada do ano para renovar os pensamentos, as energias e... por que não sua alimentação?

Desejo a todos um FELIZ NATAL E UM 2010 CHEIO DE REALIZAÇÕES, SAÚDE E PAZ!!!

 

 

 

Carolina Carnevalli
Nutricionista Funcional
CRN 3 20256
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