Monday, Oct 23rd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - BICICROSS NOTÍCIAS - BICICROSS Seleção brasileira de Bicicross se destaca no Campeonato Europeu
 

Seleção brasileira de Bicicross se destaca no Campeonato Europeu

A seleção permanente de Bicicross do Brasil esta passando por uma oportunidade única no Centro Mundial de Treinamento da União Ciclística Internacional, localizado em Aigle na Suíça, lá os atletas estão recebendo toda estrutura necessária, utilizada pelos melhores atletas do mundo. Todo acompanhamento é realizado por profissionais qualificados e os treinamentos ficam por conta de Thomas Allier, francês, tri-campeão mundial de Bicicross.

Este projeto criado pela Confederação Brasileira de Ciclismo tem como objetivo principal o crescimento da modalidade Bicicross de um modo geral.

Os atletas que foram escolhidos para fazer parte deste intercâmbio são atletas permanentes da seleção brasileira, com grande potencial e projeção internacional. A seleção permanente tem atualmente oito atletas, entre eles, cinco foram escolhidos, Leandro Miranda (19 anos/Lages-SC), Bianca Quinalha (17 anos/Sorocaba-SP), Priscilla Carnaval (17 anos/Sorocaba-SP), Hugo Osteti (17 anos/Paulinia-SP) e Renato Rezende (20 anos/Poços de Caldas-MG).

“A evolução dos atletas da seleção brasileira é visível, este projeto da Confederação Brasileira de Ciclismo é espetacular, já tínhamos enviado nossos atletas para este Centro de Treinamento no ano passado, mas foi uma experiência mais curta, de apenas um mês, agora a CBC ampliou o projeto, demonstrando grande ambição no crescimento da modalidade, este ano os atletas poderão treinar por vários meses com uma estrutura de ponta e ainda terão a oportunidade de participar das etapas do Campeonato Europeu de Bicicross” comentou Fabio Politi, integrante da comissão técnica da seleção.

Europeu de Bicicross

Entre os dias 23 e 24 de abril, aconteceu em Compiègne na França, a terceira e quarta etapas do Campeonato Europeu de Bicicross. Os brasileiros tiveram a oportunidade de competir com os melhores pilotos da atualidade, em um dos campeonatos mais forte e disputado do mundo. Nesta competição apenas  Renato Rezende não participou, porque se recupera de uma pequena lesão.

Apesar da pouca idade dos pilotos brasileiros, os resultados foram muito satisfatórios. Hugo Osteti no primeiro dia de competições (3ª etapa do Campeonato Europeu de Bicicross) liderou praticamente tudo até se classificar para a final. Durante a disputa final ele acabou errando a largada e saiu em último, terminando na 8ª colocação. Priscilla Carnaval também andou muito forte, conseguiu se classificar para a final e conquistou a sexta colocação geral.

No segundo dia (4ª etapa do Campeonato Europeu de Bicicross) Hugo também se mostrou em ótimas condições e muito bem preparado psicologicamente. Chegou mais uma vez a final e liderou quase toda a prova, perdendo a liderança nos metros finais para um piloto francês, terminando na honrosa segunda colocação geral da categoria Junior. Leandro Miranda ainda conseguiu se classificar entre os primeiros para as oitavas de finais, mas infelizmente devido a um erro no “gate” ficou fora das quartas de final.

“A corrida foi fantástica, apesar do alto nível, mostramos que temos condições de estar entre os melhores, e esta experiência na Suíça esta proporcionando uma grande evolução para todos os atletas da seleção” comentou Leandro Miranda, atleta integrante da seleção brasileira.

O próximo objetivo da seleção será as próximas etapas do Campeonato Europeu que acontecem na próxima semana na República Tcheca.

A seleção brasileira de Bicicross participa do intercâmbio na Suíça e de todas as etapas do Campeonato Europeu de Bicicross com o patrocínio do Banco do Brasil (O banco do ciclismo brasileiro).

Lembramos que os atletas Leandro Miranda (19 anos/Lages-SC), Bianca Quinalha (17 anos/Sorocaba-SP), Priscilla Carnaval (17 anos/Sorocaba-SP), Hugo Osteti (17 anos/Paulinia-SP) e Renato Rezende (20 anos/Poços de Caldas-MG) fazem parte da seleção permanente do Brasil que integra todos os atletas em um projeto fantástico, enviando os pilotos para o Centro Mundial de Treinamento da UCI com uma infra-estrutura de primeiro mundo, proporcionada pela parceria CBC-UCI.

O Centro Mundial de Treinamento da UCI esta instalado em Aigle na Suíça e tem hoje a melhor estrutura do mundo em treinamento de ciclismo. Todos os atletas logo que chegam fazem “bike fit” e ganham bicicletas de Estrada, Pista, MTB e Bicicross, todas com medidas especificas e ótima qualidade.

Dentro do Centro de Treinamento existe uma pista de Bicicross especifica para treinar técnica, sistemas de largada e sistemas para testes físicos, acompanhados por profissionais qualificados. Todos os programas de treinamento são comandados por Thomas Allier, francês, tri-campeão mundial de Bicicross.

"Get the Flash Player" "to see this gallery."