Monday, Oct 23rd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - BICICROSS NOTÍCIAS - BICICROSS Brasileiros conquistam etapas do Campeonato Europeu de Bicicross
 

Brasileiros conquistam etapas do Campeonato Europeu de Bicicross

O Brasil fez bonito e conquistou bons resultados na quinta e sexta etapas do Campeonato Europeu de Bicicross, realizado no final de semana, , na República Tcheca.

Hugo Osteti, de 17 anos, revelação do ciclismo nacional, fez uma prova impecável para ficar com o título da quinta etapa, na categoria Junior. Desde as fases classificatórias sempre estava nas primeiras colocações, até chegar à grande final. Hugo largou na terceira raia e durante toda a prova brigou lado a lado com o francês Benjamin Janssens. O brasileiro perdeu a liderança durante uma das curvas, mas se recuperou a tempo.

"Nós fizemos um bom treino na sexta-feira, acertamos tudo e fiquei bastante confiante para a competição. Acabou dando tudo certo também durante a prova e conquistei essa vitória para o Brasil. Quero dedicar o resultado para minha família, minha namorada, e todos os meus amigos que sempre me ajudam e me dão forças. Não é fácil ficar longe de todas essas pessoas" declarou Hugo, que está entre os atletas com potencial para brilhar nos Jogos Olímpicos de Londres.

Na categoria Junior Feminino, o Brasil também foi muito bem representado, com Priscilla Carnaval, que cruzou a linha de chegada no terceiro lugar. "Foi uma competição de altíssimo nível. É um dos campeonatos mais difíceis do mundo e disputamos contra atletas que participaram do último Mundial. Estou muito contente com meu resultado" comentou. Bianca Quinalha ainda terminou na oitava colocação.

Na Elite, Leandro Miranda chegou às oitavas-de-final, disputando contra grandes feras do bicicross mundial. Na prova decisiva, o piloto de 19 anos teve problemas na largada e chegou no 5º lugar, sem avançar para a fase seguinte.

Outros bons resultados na 6ª etapa - Na etapa seguinte, o País seguiu com bons resultados. Na Elite masculina, Leandro enfrentou uma bateria muito difícil logo nas classificações e não avançou para as oitavas. "Foi um final de semana muito proveitoso. Fiquei muito contente com meu desempenho, pois estava andando de igual para igual com vários outros pilotos e isso me deixou mais confiante para as próximas competições" analisou.

Hugo Osteti conseguiu outra campanha notável na Junior. Ele venceu todas as classificações, oitavas e quartas de finais. Na semifinal, sua roda dianteira escorregou na "chapa do gate", atrapalhando a largada.

Após o oitavo lugar na quinta etapa, Bianca Quinalha venceu a final de ponta a ponta, na Junior. "Estava determinada e muito focada no que queria. Sabia que não seria fácil vencer, mas também sabia que tinha potencial, e tudo acabou dando certo. Ganhar uma etapa do Campeonato Europeu não é para qualquer uma. Estou muito feliz", comemorou.

"Está sendo tudo maravilhoso no Centro Mundial de Treinamento da UCI (em Aigle, na Suíça). Tenho à disposição a melhor estrutura do mundo, o melhor treinamento, tudo o que preciso. Está sendo fundamental para o meu desempenho melhorar cada vez mais. Queria dedicar essa vitória para toda minha família que está no Brasil torcendo por mim" continuou. Priscila Carnaval terminou no sexto posto.

O Brasil começa a obter resultados de um trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a União Ciclística Internacional (UCI), que visa o crescimento do bicicross brasileiro, proporcionando aos atletas uma estrutura de primeiro mundo, além de dar a oportunidade, para os pilotos no Europeu, considerado um dos campeonatos mais fortes do mundo. Para este projeto a CBC escolheu os pilotos da seleção permanente.

Resultados 5ª etapa:
Junior Men

1. Hugo OSTETI (BRA)
2. Benjamin JANSSENS (FRA)
3. Thomas DOUCET (FRA)
4. Romain MAYET (FRA)
5. Antonin DUPIRE (FRA)
6. Julian SCHMIDT (GER)
7. Quentin DEROM (FRA)
8. Charly GIRAUD (FRA)

Junior Woman

1. Camille MAIRE (FRA)
2. Nadja PRIES (GER)
3. Priscilla STEVAUX (BRA)
4. Enora LE ROUX (FRA)
5. Elis LIGTLEE (NED)
6. Laura SMULDERS (NED)
7. Simone CHRISTENSEN (DEN)
8. Bianca QUINALHA (BRA)

Resultados 6ª etapa:
Junior Woman
1. Bianca QUINALHA (BRA)
2. Enora LE ROUX (FRA)
3. Nadja PRIES (GER)
4. Laura SMULDERS (NED)
5. Simone CHRISTENSEN (DEN)
6. Priscilla STEVAUX (BRA)
7. Abbie TAYLOR (ENG)
8. Judy BAAUW (NED)

Imagens: Arquivo Pessoal

Fonte: Vinícius Cabral - ZDL - Mtb.: 47.121 / Wesley Kestrel (CBC)