Thursday, Sep 21st

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Gideoni Monteiro, campeão do Pan de ciclismo, tem bom resultado na Itália
 

Gideoni Monteiro, campeão do Pan de ciclismo, tem bom resultado na Itália

Print PDF

Gideoni Monteiro, grande promessa para as Olimpíadas do Brasil em 2016, segue conquistando bons resultados na Itália, país onde treina e compete. O ciclista de 21 anos foi segundo colocado na prova de perseguição individual da Copa da Itália, atrás apenas de Marco Coledan, integrante da seleção italiana sub-23. Este foi o terceiro grande resultado do sergipano em um curto espaço de tempo. Na semana passada, Gideoni Monteiro garantiu a medalha de ouro na prova de estrada Pan-Americano, na Colômbia, com o tempo de 4h09min37seg, além do quarto lugar na perseguição individual.

No resultado desta quinta-feira(12), o ciclista brasileiro alcançou a marca de 4min30seg (novo recorde brasileiro), oito segundos abaixo do tempo na Colômbia.

Neste sábado (14), Gideoni segue na disputa da Copa Itália na prova de contra-relógio. No domingo(15), o brasileiro disputa o 33º GP Cidade de Lunigo. Ele defende a Team Brilla. Na outra semana (21 e 22), Gideoni tem presença garantida no 26º Troféu Cidade de Veneza e no 60º Giro del 3 Ponti.

Entre 25 e 30 de maio, ele disputa o Giro Ciclístico Pesca e Nettarina di Romagna. Todas estas provas são parte da preparação visando o Giro Baby, edição do Giro D’Itália para menores de 26 anos.

Ao lado de Rafael Andriato e Carlos Alexandre Manarelli, Gideoni faz parte do projeto Revelando Talentos, trabalho realizado por Luciano Pagliarini. O projeto tem total apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e participam dele atletas brasileiros pertencentes às categorias Junior e Sub-23 com destaque nacional e possíveis projeções internacionais.

Gideoni brilha no Pan - No fim de semana passado, Gideoni garantiu a vitória na categoria Sub-23 da prova de estrada no Pan-Americano, deixando para trás o argentino José Moyano (prata) e o chileno Arnold Olavarria (bronze).

"Foi uma vitória incrível. O nível foi bastante alto. A altitude prejudicou muito, mas depois da largada senti que estava muito bem e que tinha reais chances de vitória. Nunca vou esquecer aquele momento. Agradeço à CBC por ter me dado a oportunidade de representar a seleção brasileira e todas as pessoas que me apoiam" comentou.

Gideoni Monteiro começou no ciclismo em 2003, com 13 anos, competindo pela equipe FSC-Sergipe. Logo nos primeiros anos no esporte, as vitórias apareceram, como o título sergipano na categoria Juvenil.

Os sucessivos bons resultados chamaram a atenção da equipe Peels de Iracemápolis (SP). Em 2006, o ciclista entrou na carreira nacional, defendendo a equipe Peels e foi campeão da Média Paulista, Volta do ACB, 9 de Julho, GP Ayrton Senna, entre outros.

Em 2008 veio a consagração com a medalha de ouro na categoria Sub-23 pela seleção brasileira no Campeonato Pan-americano de Ciclismo realizado em Montevidéu no Uruguai. No final de 2008, o atleta entrou no Projeto Revelando Talentos e foi para a equipe italiana Vc Mantovani Cicling Team.

Na sua trajetória internacional, o ciclista conseguiu resultados de grande importância no cenário mundial, como a vitória no 51° GP di Roncoleva.

Atualmente Gideoni faz parte da equipe "Team Brilla", um time com ligação direta ao time profissional BMC. Esta é uma grande oportunidade para o brasileiro ingressar no ciclismo profissional.

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Vinícius Cabral - ZDL - Mtb.: 47.121 / Wesley Kestrel (CBC)