Thursday, Nov 21st

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - MTB NOTÍCIAS - MTB Taça Brasil de Mountain Bike XCO agita Rio de Janeiro e reúne 20 mil espectadores
 

Taça Brasil de Mountain Bike XCO agita Rio de Janeiro e reúne 20 mil espectadores

A segunda etapa da Taça Brasil Internacional de XCO foi realizada no último domingo, 22 de maio, na Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro). O local é um dos mais belos cartões postais da cidade fluminense, trazendo o Museu Nacional como pano de fundo e criando um ambiente perfeito propicio para a realização deste evento internacional.

A competição contou com mais de 200 atletas inscritos, reunindo os melhores ciclistas do Brasil em busca da conquista de pontos para o ranking brasileiro e internacional (Classe 2.2 UCI). Entre os atletas locais do Rio de Janeiro também estava em jogo o título de Campeão do Estado do RJ.

“O evento foi excelente e a pista estava muito técnica, principalmente no ponto de vista estratégico” frisou Marcio Ravelli, 11 vezes campeão brasileiro.

O percurso foi escolhido e demarcado pela FECIERJ com muita inteligência, o circuito duro e exigente se entendeu por toda a Quinta da Boa Vista, contando sempre com várias subidas e descidas com raízes e escadas, apimentando ainda mais a disputa pela vitória.

A competição

Pontualmente as 8h00 os atletas largaram e a disputa ficou acirrada, aumentando o ritmo a cada metro percorrido, na elite masculina a decisão ficou entre os mineiros Tiago Aroeira e Rubens Donizete, os dois atletas representam a mesma equipe (Merida), Tiago levou a melhor e conquistou o título da Taça Brasil de Mountain Bike XCO 2011.

Tiago demonstrou uma excelente qualidade física liderando a prova de ponta a ponta deixando a grande disputa para a segunda colocação que foi decidida após uma grande alternância de colocação entre Rubens Donizete e Ricardo Pscheidt, Rubinho acabou levando a melhor e finalizando na segunda colocação.

Entre as mulheres a também mineira Roberta Stopa venceu e convenceu sem muita dificuldade, durante a prova a ciclista demonstrou uma grande superioridade chegando isolada na primeira colocação. Na sequência em segundo lugar terminou Julyana Machado e fechando o pódio em terceira Manuela Vilaseca.

"Foi uma prova rápida e muito diferente que estamos acostumados de ver no XCO, mas a cada volta completada o desgaste físico aumentava devido a intensidade aplicada em circuitos considerados planos” comentou Roberta Stopa.

O alto nível da competição e a organização impecável refletiram na satisfação do árbitro internacional enviado pela União Ciclística Internacional para comandar o evento. O Canadense Michael Drolet fez vários elogios para a competição e deixou claro que fará uma recomendação forte para a UCI, solicitando a elevação da pontuação da prova para 2012, passando da classe 2.2 para a classe 2.1.

De uma forma geral o evento foi um sucesso, o grande destaque, vale destacar, foi a grande aceitação do publico prestigiando a modalidade, milhares de pessoas, cerca de mais de 20.000 mil estiveram presentes para acompanhar a realização da Taça Brasil de Mountain Bike e ficaram encantadas com a prova.

“É muito importante que os eventos tragam todo este público para conhecer a nossa modalidade do Mountain Bike, estamos em uma fase de renovação e o alto nível das provas fascina quem acompanha” comentou Eduardo Ramires, técnico da seleção brasileira.

Os atletas brasileiros em busca do sonho olímpico estão evoluindo a cada competição, e a Confederação Brasileira de Ciclismo vem investindo pesado na modalidade Mountain Bike, proporcionando que este sonho se torne realidade, a criação de competições com nível internacional contando pontos para o Ranking UCI, criação de intercâmbio e categorias de base e uma reforma geral das categorias profissionais são algumas ações que estão sendo desenvolvidas pela CBC.

Resultados Elite Masculino
1 - Thiago Aroeira
2 - Rubens Donizete
3 - Josemberg Nunes
4 - Edivando de Souza Cruz
5 - Ricardo Pscheidt

Resultados Elite Feminino
1 - Roberta Stopa
2 - Juliana Machado
3 - Manuela Vilaseca
4 - Valéria Conceição
5 - Raíza Goulão

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Wesley Kestrel