Tuesday, Dec 11th

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Chaman brilha na Copa do Mundo de Paraciclismo e fatura dois ouros
 

Chaman brilha na Copa do Mundo de Paraciclismo e fatura dois ouros

Print PDF

O ciclista Lauro Chaman, integrante da equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant, deu um verdadeiro show nas disputas da Copa do Mundo de Paraciclismo em Segovia (Espanha). Representando o Brasil, ele foi soberano e venceu as duas provas realizadas. Com isso, deu um passo importantíssimo rumo à classificação do País às Paraolimpíadas de Londres 2012.

 

A disputa teve a participação recorde de 329 atletas de 35 países. Foi a segunda etapa da Copa do Mundo. A primeira foi realizada em Melbourne (Austrália), em maio, e terá sua etapa final em Baie-Comeau (Canadá), em julho.

O show de Lauro começou na sexta-feira, ao vencer a prova de contra- relógio individual. O ciclista da Memorial teve uma atuação impecável, controlando a disputa com as melhores parciais em todos os pontos de referência.

O ciclista deixou na segunda colocação o atual campeão mundial e líder da Copa do Mundo, o italiano Andrea Tarlao. "Acreditava em uma boa prova, principalmente depois de conseguir a medalha de bronze no Mundial do ano passado”, disse Chaman.

O ciclista deixou a contra-relógio com os objetivos bem traçados. “A minha meta no ano é classificar o Brasil para Londres. Será mais um sonho conquistado", declarou Lauro, ainda eufórico com o resultado.

O Brasil ainda teve o mérito de colocar mais dois atletas entre os 10 primeiros. João Schwindt foi quinto e Soelito Gohr terminou em 10º.

MAIS UM OURO

No domingo outra performance impecável de Chaman. Na disputa da prova de estrada, em uma distância de 74 km percorrida em 1h49min46, o ciclista faturou o seu segundo ouro na etapa da Copa do Mundo.

Após vários ataques do time brasileiro, Chaman conseguiu abrir vantagem do grupo principal, sendo acompanhado por Andrea Tarlao. A prova foi decidida no sprint final, com o italiano ficando novamente com a segunda colocação.

Lauro competiu na categoria C5. O ciclista apresenta uma atrofia muscular na batata da perna direita, além de falta de movimento do tornozelo da mesma perna.
O que impressiona na carreira do atleta é que além de destaque no paraciclismo, ele é um dos principais nomes da modalidade nacional entre os atletas que não apresentam necessidades especiais. Antes de embarcar para a Espanha, Chaman havia vencido a 3ª etapa do Metropolitano Tremendão de Ciclismo de Santos, quando prometeu lutar pela vitória geral do circuito.
“Queria agradecer muito ao time Memorial, aos meus patrocinadores ao Comitê Paraolímpico e à Confederação Brasiliera de Ciclismo por acreditarem em mim. Sem estes apoios é muito difícil conseguir uma estrutura necessária para estar entre os melhores do mundo”, declarou o incansável Lauro Chaman após a prova de estrada.

A equipe Memorial conta com o patrocínio da Memorial Necrópole e Prefeitura de Santos (por meio da Fundação pró-Esporte). Copatrocínio da Giant e Oakley. Apoio de Clinica Orto Center, Fitiness Shop, Vo2Max, Pedais Look e ERT Uniformes. No projeto “Ciclismo de Santos-Da base às Olimpíadas”, o patrocínio é da Usiminas, dentro do Programa Promifae.

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa