Thursday, Sep 21st

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal
 

Aproveitando a energia das pedaladas

Print PDF

Em vários lugares do mundo, tem-se começado a instalar sistemas de compartilhamento e aluguel de bicicletas como incentivo ao uso da bike como meio de transporte. Assim, não só o trânsito diminui, mas a natureza também agradece. Outra iniciativa que contribui com o meio ambiente, embora ainda seja muito tímida, são os veículos híbridos, sobretudo ônibus coletivos. E por que não unir as duas tendências? Essa foi a ideia de Chiyu Chen, um designer que desenvolveu o conceito da bike Hybrid². Esse projeto consiste em aproveitar a energia das pedaladas para alimentar ônibus híbridos.

As estações de bicicletas ficariam próximas a paradas de ônibus, para que a energia armazenada nas bicicletas sejam transferidas aos ônibus.

O conceito de Chen é possui três elementos que completam este sistema: uma tecnologia de brecagem semi-regenerativa para as bicicletas (Hybrake), para limpar a energia perdida; guidão dobrável que funciona como uma ponte entre a bike e o bicicletário; e um suporte em H que desempenha o papel de pontos de encaixe autossustentados.

Quando conectado ao suporte, a energia armazenada no Hybrake é transferida para o bicicletário que a transfere aos ônibus híbridos.

Ao pedalar de um ponto A a um ponto B, os usuários do sistema de aluguel de bike recebem créditos em cartão de viagem da cidade, que pode ser utilizado em outros sistemas de transporte público, tomando por base a compensação da energia que geram para alimentar veículos elétricos.

Se você sabe inglês, assista esse vídeo em que o designer Chiyu Chen explica a sua criação:

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Racquel Tomaz / bemvindocicloturista