Friday, Nov 24th

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Brasil é destaque no Mundial de Ciclismo na Dinamarca
 

Brasil é destaque no Mundial de Ciclismo na Dinamarca

Print PDF

Os ciclistas brasileiros se destacaram nesta sexta-feira (23) durante o Campeonato Mundial de Ciclismo, que está sendo disputado até domingo, em Copenhague, na Dinamarca. Na prova de estrada para a categoria Sub-23, Gideoni Monteiro (Team Brilla) terminou na 32ª colocação e Alexandre Manarelli (Generalli-Ballan), que surpreendeu após percorrer mais de 100 quilômetros em fuga, finalizou na 78ª colocação.

Os atletas enfrentaram 168 quilômetros distribuídos em um circuito relativamente plano de 14 quilômetros, o que proporcionou alta velocidade durante a competição. Já no final da primeira das 12 voltas, o brasileiro Alexandre Manarelli decidiu arriscar uma fuga contra os melhores atletas sub-23 do mundo e conseguiu abrir vantagem, se isolando na liderança.

Ao notar que Alexandre Manarelli mantinha um ritmo muito forte, o italiano Gianluca Leonardi saltou do pelotão principal e saiu na perseguição do brasileiro. O ciclista da Itália conseguiu se juntar a Alexandre e os dois seguiram em um forte revezamento na ponta, chegando a abrir mais de quatro minutos de vantagem sobre o pelotão.

Faltando 50 quilômetros para a linha de chegada, as seleções do pelotão principal começaram a se organizar para neutralizar a fuga. Neste momento, Gideoni Monteiro também arriscou um ataque, porém não foi bem sucedido e acabou neutralizado rapidamente. A 30 quilômetros do final, os dois ponteiros foram alcançados pelo pelotão. .

No sprint final, o domínio foi dos atletas franceses, com Arnaud Demare fechando a prova em primeiro lugar e Adrien Petit conquistando a medalha de prata. O bronze ficou com o britânico Andrew Fenn.

"Foi uma experiência incrível. Estava me sentindo muito bem e arrisquei a fuga. Consegui boa vantagem, demonstrando que podemos brigar de igual para igual com qualquer país. Foi uma prova fantástica e gostaria de agradecer a oportunidade que me deram para representar o Brasil neste Mundial", comentou Alexandre Manarelli.

A Elite compete no sábado e domingo - No sábado (24), a Elite feminina testará sua força no Mundial, percorrendo 140 quilômetros. O Brasil será representado pelas atletas Flavia Oliveira (Vaiano Solaristech), Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba) e Márcia Fernandes (São Jose dos Campos).

No domingo é a vez da Elite masculina pedalar 266 quilômetros, divididos em 17 voltas em um circuito de 14 quilômetros e 28 quilômetros na estrada até o centro da capital dinamarquesa. Rafael Andriato (Petroli Firenze), Otavio Bulgarelli (ISD Cycling Team) e Gregolry Panizo (DataRO) serão os representantes da seleção.

A seleção brasileira de estrada é comandada pelos técnicos Antônio Carlos Silvestre (masculino) e Cássio de Paiva Freitas (feminino).

Classificação:
1  Arnaud Demare (France)  3:52:16  
2  Adrien Petit (France)     
3  Andrew Fenn (Great Britain)     
4  Rudiger Selig (Germany)     
5  Marco Haller (Austria)     
6  Filippo Fortin (Italy)     
7  Wouter Wippert (Netherlands)     
8  Alexey Tsatevitch (Russian Federation)     
9  Tosh Van Der Sande (Belgium)     
10  Andris Smirnovs (Latvia)     

Confira o Brasil no Campeonato (Horário de Brasília):

24 Setembro

8h30-12h15 - Estrada Elite Feminino - 140 km (10 x 14km)

25 Setembro

5h00-9h05 - Estrada Elite Masculino - 266 km (17 x 14km + 28km)


Imagens: Divulgação

Texto: Flávio Perez - Mtb.: 45562/ Andressa Rufino / Wesley Kestrel (CBC)