Tuesday, Jan 23rd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Ribeirão Bonito recebe 12ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, com a presença dos melhores ciclistas do país
 

Ribeirão Bonito recebe 12ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, com a presença dos melhores ciclistas do país

Print PDF

A cidade de Ribeirão Bonito-SP, região central do Estado, recebe no próximo dia 09 de Outubro, a caravana da Copa São Paulo de Ciclismo, o maior campeonato por etapas de ciclismo olímpico do país, para a disputa da 12ª Etapa da Copa, que será disputada nas ruas centrais da cidade, com concentração da prova (largada e chegada) na Rua São Paulo, ao lado da igreja Matriz. Essa será a terceira vez consecutiva que o município recebe a prova, que é referência nessa modalidade no Estado e conta com a participação de equipes de todas as regiões do estado de São Paulo e também do triângulo mineiro. O circuito de Ribeirão Bonito é um dos mais “travados” e difíceis de toda a temporada da Copa São Paulo, o que torna a prova em todas as categorias, bastante seletiva, sendo um verdadeiro teste de força e resistência para os ciclistas. Ao todo, serão disputadas 12 categorias oficiais, divididas em 3 baterias, que vão desde os Infantis (ciclistas de até 13 anos de idade) até os Masters-B, para ciclistas acima de 60 anos de idade. As categorias mais concorridas e que prometem as maiores disputas são a Elite-A ou Principal (para ciclistas de 18 anos acima e nível técnico exigido), Elite-B, para ciclistas de 19 a 29 anos e Sênior-A, categoria para ciclistas de 30 a 39 anos. Haverá também categorias extraoficiais iniciantes, reservadas apenas para os ciclistas estreantes da cidade, alunos de escolas, etc, distribuídas conforme a idade (Mirim, Infantil, Juvenil ou Adulto), livres de taxa de inscrição e permitido qualquer tipo de bicicleta, cuja participação está sujeita à ficha de inscrição com termo de responsabilidade assinado pelo pai ou responsável, no caso de menores, podendo ser feitas no dia da corrida, com um monitor do Departamento Municipal de Esportes.

Para os diretores da Copa São Paulo de Ciclismo - CSPC, Prof. Alessandro Giannini e Wéder Teixeira, que são comissários e árbitros da Federação Paulista de Ciclismo, a etapa de Ribeirão Bonito sempre é muito aguardada entre as equipes e proporciona emocionantes disputas, onde os atletas que possuem características para provas de subida e resistência costumam se sobressair.

“É uma das etapas mais duras da temporada, a subida da Rua São Paulo a cada volta vai minando a força e a resistência dos atletas, onde geralmente as fugas acontecem, mas não deixa de ter categorias que a vitória é definida somente no sprint final”, comentam os diretores, que elogiam e ressaltam a receptividade que têm na cidade e o excelente trabalho realizado pelo diretor de esportes, Mariano Monteiro do Amaral e pelo Prefeito Paulo Gobato Veiga, que proporcionam uma diversidade esportiva no município, recebendo a competição pelo terceiro ano consecutivo.

“Ribeirão Bonito já é uma cidade tradicional na Copa São Paulo de Ciclismo, está realizada numa região central e trata-se de uma cidade acolhedora e muito agradável, onde a presença do público sempre é um destaque a parte, e conta com nossa preferência e também a dos atletas, por ser uma etapa diferenciada, sendo realizada dentro das ruas centrais da cidade e dando um toque especial à prova”, finalizam.

Dentre os destaques da atual temporada, e que estarão presentes na etapa de Ribeirão Bonito, na categoria Elite-A (ou Principal), José Reginaldo Cardoso, o popular “Batateiro”, da equipe Associação Rio Preto de Ciclismo/SMEL/ GM Reis, que é o atual bicampeão da CSPC e também o líder da temporada 2011. “Batateiro” que já representou a seleção brasileira em provas pela Europa, Jogos Panamericanos, campeonatos sulamericanos, sendo detentor de mais de 20 títulos paulista na carreira e também títulos brasileiros, além de Jogos Abertos. Na Categoria Sênior-A, Wilson Bernardo Ferreira, da equipe mineira de Uberaba (Cycling Team Açaí & Cia/ Lelin Bikes/ W2 Sports/ Giant) é o líder até o momento; Adriano Penacchi Cheregatti, da equipe SMEL/Unimed/Boi Gordo/ Triex, de Sertãozinho, lidera na categoria Elite-B e entre os Masters, Paulo Humberto Graciano da equipe S.E.M.E./ Grupo O Liberal de Comunicação, de Santa Bárbara D`Oeste, é o líder entre os Masters-A e Donato Jerônimo Machado, da equipe de Sertãozinho, lidera entre os Masters-B. Já entre os mais jovens, na categoria Infantil Masculino, Ruan Santana Guillen, ciclista avulso da cidade de São Simão, é o líder de sua categoria. Todos os líderes de cada uma das 12 categorias oficiais da CSPC competem com a camisa quadriculada vermelha e branca, que os identificam como os líderes em cada categoria.

Na 11ª Etapa da Copa realizada no dia 25 de Setembro na cidade de Rifaina-SP, uma prova de estrada, na categoria Elite-A (Principal), a vitória ficou com Bruno Dornelles, da equipe SME/ São Francisco Saúde/ KHS, de Ribeirão Preto, numa prova de 80 Km.

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Assessoria de imprensa CSPC/FPC