Thursday, Sep 21st

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - MTB NOTÍCIAS - MTB Pneu furado tira chance de medalha do Mountain Bike brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara
 

Pneu furado tira chance de medalha do Mountain Bike brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

A primeira competição de ciclismo aconteceu neste sábado (15), com a realização das provas de Mountain Bike, que foram disputadas no município de Tapalpa, situado a aproximadamente 133 quilômetros de Guadalajara.

No feminino o Brasil estava representado pela ciclista mineira Erika Gramiscelli. Mesmo sendo a única representante brasileira na categoria, a atleta se defendeu muito bem durante toda a competição, e acabou terminando na 12ª colocação.

A medalha de ouro ficou com a ciclista americana Heather Irmiger que completou o percurso com o tempo de 1h34m09s, seguida da mexicana Laura Morfín com a prata e a canadense Amanda Sin com o bronze.

Classificação feminino:

1 - Heather Irmiger – Estados Unidos – Ouro
2 - Laura Lorenza – México – Prata
3 – Amanda Sin – Canadá – Bronze
12 – Erika Gramiscelli - Brasil

Na sequência, logo após a prova do feminino, os atletas do masculino entraram no circuito para brigar por medalhas. O Brasil realizou uma ótima prova, com uma tática bastante agressiva, a seleção liderou boa parte da competição com o atleta Rubens Donizete.

Apesar do grande esforço o ciclista brasileiro completou o percurso empurrando sua bike, após ter um pneu furado, o que comprometeu completamente sua prova. Rubens Donizete terminou aplaudido pela torcida e conquistou a quinta colocação, muito perto de faturar uma medalha para o Brasil, concluindo o percurso com o tempo de 1h36m39s. Outro resultado bastante positivo para a seleção brasileira foi à sexta colocação de Edivando Souza Cruz.

"Faltando um quilômetro para o final, me fura o pneu dianteiro. Eu tinha todo o equipamento para trocar, câmara, gás para encher o mais rápido possível, mas como faltava um quilômetro para a chegada, resolvi não perder tempo com isso. Ali, ia perder uns 40 segundos para trocar o pneu. Resolvi mesmo chegar empurrando, porque abri uma pequena vantagem para os outros atletas" comentou Rubinho.

A vitória ficou o colombiano Hector Paez que completou a prova com o tempo de 1h31m12, o suficiente para faturar a medalha de ouro. Na segunda colocação com a medalha de prata ficou o canadense Maximilian Plaxton à 27s do vencedor, e  completando o pódio na terceira colocação, terminou o americano Jeremiah Bishop com o bronze.

Classificação masculino:

1 – Hector Paez – Colômbia – Ouro
2 – Maximilian Plaxton – Canadá – Prata
3 – Jeremiah Bishop – Estados Unidos – Bronze
5 - Rubens Donizete – Brasil
6 - Edivando Souza Cruz - Brasil

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ocorrem de 13 a 30 de outubro. O Brasil irá participar de quatro modalidades: Bicicross, Estrada, Mountain Bike e Pista. Para o ciclismo, o calendário de competições será: dia 15 Mountain Bike, dia 16 competição de Contra Relógio, de 17 a 20 competições de Pista, dia 21 BMX e para finalizar dia 22 Estrada.

 

Imagens: Emanuel Colombari/Terra

Fonte: Assessoria de Imprensa - CBC