Friday, Sep 22nd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Brasil encerra participação no Pan com 13º lugar na prova de Estrada
 

Brasil encerra participação no Pan com 13º lugar na prova de Estrada

Print PDF

O ciclismo brasileiro encerrou sua participação nos Jogos Pan-Americanos, de Guadalajara, com um 13º lugar nas provas de Estrada, masculino e feminino. Rafael Andriato e Clemilda Fernandes completaram o circuito de cinco voltas de 16 quilômetros (totalizando 80 quilômetros) para as mulheres, e dez voltas totalizando 160 quilômetros para os homens, montado em San Juan Del Monte entre os 15 melhores da América.

 

Os atletas do Brasil realizaram uma prova bastante agressiva, sempre buscando estar na frente do pelotão principal, chegando a liderar a prova por diversas oportunidades. No trecho mais desgastante do percurso, os ciclistas pedalavam com uma altitude próxima de 1.636m, que fazia parte de um trajeto relativamente plano, mas que contava com pequenas inclinações, causando um grande desgaste nos atletas.

Na prova feminina, após a chegada de Clemilda, que conquistou o melhor resultado brasileiro, a ciclista Uenia finalizou na 15ª colocação e Janildes terminou em 20º lugar.O pódio foi dominado pelas cubanas, com Arlenis Sierra em primeiro, com  tempo de 2h18min10s, seguida de Yumari Gonzales e Yudelmis Dominguez, respectivamente.

Rafael Andriato, que finalizou a prova com o tempo de 3h45min02, teve a companhia de Gregolry Panizo, 24º colocado, com 3h45m06s, Luiz Carlos Amorin e Murilo Fischer, que não concluíram o percurso. A competição foi decidida em uma fuga formada por sete ciclistas, que abriram vantagem ainda na metade da prova, não sendo mais capturados pelo grupo principal. A medalha de ouro ficou com Marc de Maar, das Antilhas Holandesas, marcando o tempo de 3h40m53s, seguido do venezuelano Miguel Ubeto, prata, e do cubano Arnold Alcolea, bronze.

Infelizmente o tão esperado pódio não veio nesta edição, mas o técnico da seleção brasileira, Antônio Carlos Silvestre, ressaltou que a experiência adquirida na competição foi muito importante já que grande maioria dos atletas fez sua estréia na competição continental.

“O trabalho desenvolvido pela CBC e o Ministério do Esporte durante a preparação para os Jogos foi fundamental para que a equipe chegasse bem preparada e enfrentasse as provas, que eram muito desgastantes com a altitude de 1.600m acima do nível do mar. A medalha não saiu, mas estamos satisfeitos com o desempenho de todos os atletas, que na maioria, estavam representaram o País pela primeira vez em Jogos Pan-Americanos”, comentou o técnico da seleção, que foi formada por 19 atletas e competiu em quatro disciplinas – Mountain Bike, Pista, Estrada e Bicicross.

Imagens: AP

Fonte: Assessoria de Imprensa - CBC