Thursday, Sep 21st

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Bicicleta com quadro de madeira
 

Bicicleta com quadro de madeira

Print PDF

A marca americana Renovo produz modelos de ponta com preços e performance compatíveis com os dos melhores quadros de carbono do mercado.

Segundo o fabricante, a madeira absorve melhor que o carbono as vibrações do asfalto e os impactos de buracos ou quaisquer obstáculos, deixando a pedalada mais macia.

O peso do quadro é bem reduzido e gira em torno de 1,6 a 2,5kg – apenas um pouco mais pesado do que um quadro de carbono top de linha. E o peso total da bike varia entre 7,5 a 9kg, bem mais leve que as de alumínio mais comuns por aí.

Outro aspecto importante é a resistência da madeira, comparável, em testes, à do titânio, e bastante superior à do aço e à do alumínio.

Dos 300 quadros vendidos pela empresa desde 2007, nenhum deles quebrou até hoje, atestando a qualidade e a eficiência do material.

Além disso, afirma o fabricante, o processo de produção é muito mais limpo do que o de todos os outros materiais usados na fabricação de quadros, inclusive o carbono, e toda a sua matéria prima vem de fontes sustentáveis.

A empresa oferece alguns modelos de bicicletas/quadros para a estrada, uma 29er para montanha, uma commuter para trajetos urbanos, um modelo para triátlon e outro híbrido – a opção ideal para cicloviagens.

O garfo e o canote do selim são feitos de carbono e todos os demais componentes são convencionais, normalmente produtos top de linha do mercado.

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Hélio Dias - Bemvindocicloturista.com.br