Wednesday, Nov 22nd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Copa Light de Cliclismo 2011 reunirá mais de 300 bicicletas no Centro do Rio
 

Copa Light de Cliclismo 2011 reunirá mais de 300 bicicletas no Centro do Rio

Print PDF

O Dia Mundial Sem Carro passou e, para aqueles que não conseguiram trocar seus ruidosos e poluentes motores por um saudável passeio de bicicleta, chegou a hora de pedalar rumo ao Centro da cidade. Apesar de parecer inusitado que o movimentado coração comercial do Rio pare para ver atletas voarem em duas rodas, a Copa Light de Ciclismo já foi incorporada pelos cariocas e entrou no calendário esportivo da cidade. A quarta edição da competição será nos dias 12 e 13 e contará pontos no critério de classificação para as Olimpíadas de Londres 2012.

“É com muito orgulho que estamos fazendo a Copa Light de Ciclismo no seu quarto ano. Quando idealizamos a prova inovamos no circuito, levando uma competição ao Centro da Cidade e, assim, valorizando o Rio Antigo, que, hoje, dois anos depois, passou a ser uma das prioridades da Prefeitura, e também inovamos na inclusão de todas as categorias. Além da prova feminina, a Copa Light de Ciclismo foi a primeira competição do Brasil que aderiu a Campanha de acessibilidade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e abriu as inscrições para atletas paraolímpicos”, afirma Luisa Jucá, idealizadora e organizadora da prova.

Atletas amadores, de elite e paraciclistas dividirão os 4km de percurso, com largada e chegada no monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas. A expectativa é que cerca de 300 atletas estejam presentes nos dos dias de evento. O Prefeito Eduardo Paes elogia a escolha do percurso e ressalta que o Rio está de braço abertos para receber os atletas:

“Mais uma vez a Cidade Maravilhosa será palco de um dos eventos esportivos mais charmosos do mundo. E o cenário da quarta edição da Copa Light de Ciclismo não poderia ser mais emblemático: a Avenida Presidente Vargas. É um orgulho para a prefeitura, que tanto tem investido na recuperação da região central da cidade, receber os mais de 300 ciclistas da competição nesta que é uma das avenidas mais importantes do Rio. Sejam todos bem-vindos”, afirma o prefeito.

Assim como em 2010, a Copa Light está no calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) como uma das disputas mais importantes. Com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), a competição pontua para o ranking nacional entre o 1º e 15º lugares de cada categoria. Desta maneira, entra no somatório de pontos da classificação para as Olimpíadas de Londres 2012.

O campeonato acontecerá em duas provas: uma Contra-Relógio Individual (CRI) - em que cada competidor corre contra o tempo sozinho, tentando terminar o percurso o mais rápido possível - e uma Prova de Estrada/Circuito - na qual os ciclistas largam juntos e vence quem for mais rápido em sua categoria.

Na sexta-feira antes da prova, dia 11, os atletas participarão do simpósio técnico no Hotel Mar Palace, em Copacabana, onde irão conhecer os detalhes do percurso e receber o kit da prova e o chip de cronometragem. No sábado, os atletas de contra-relógio duelam pelo melhor tempo a partir das 14h30, e no domingo as disputas começam pela manhã, com a primeira largada às 8h.

A Copa Light de Ciclismo 2011 tem o apoio da Prefeitura do Rio e do MetrôRio. Organizada pela Conexão e patrocinada pela Light desde a primeira edição, em 2008, a prova terá uma premiação total de R$ 28 mil.

“A Copa Light de Ciclismo é um dos eventos que mobiliza a nossa cidade. Não há limite de idade. No dia a dia temos poucas oportunidades de curtir o Centro do Rio e a Copa Light é uma ótima oportunidade. Gente de toda parte movimentando a cidade, a Light não poderia estar de fora. Um outro fator motivador do patrocínio da Light é o empenho e a determinação contagiantes da Luiza Jucá, responsável pelo enorme sucesso da Copa de Ciclismo”, ressalta Paulo Ribeiro, diretor Institucional  e de Novos Negócios da Light.

As inscrições devem ser feitas através dos sites www.fecierj.org.br, www.bikebros.com.br ou www.ativo.com até o dia 9 de novembro.

 

PROGRAMAÇÃO

11 de novembro, sexta-feira

19h: Simpósio técnico

Hotel Mar Palace (na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 522)

12 de novembro, sábado

14h30: Prova Contra-Relógio

Monumento a Zumbi dos Palmares

13 de novembro, Domingo

8h: Prova de Estrada / Circuito

Monumento a Zumbi dos Palmares

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa