Thursday, Sep 21st

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Bate papo com: Eriberto Medeiros campeão do Tour do Brasil 2011
 

Bate papo com: Eriberto Medeiros campeão do Tour do Brasil 2011

Print PDF

Eriberto Medeiros começou a pedalar com 15 anos, quando ainda praticava o ciclismo apenas como hobby, pedalando de Mountain Bike na orla da praia ou na “rota do sol” com os amigos em Natal, Rio Grande do Norte.

O interesse pelas competições surgiu após descobrir as provas realizadas pelo “JERNES” – Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – onde assistia seus amigos competirem.

Sua primeira prova foi em 1999, durante a abertura do Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte, na categoria Junior. Apesar da ansiedade em disputar a primeira competição, Eriberto se superou, e por muito pouco não conseguiu subir ao pódio, terminando na quarta colocação.

Com o passar do tempo, Eriberto foi se aperfeiçoando, e apesar da bike não ajudar muito - sempre quebrando - o jovem ciclista Potiguar não desistiu e continuou lutando para vencer no esporte.

Competiu por quase duas temporadas no Mountain Bike, surgindo em 2000 à primeira oportunidade de participar em uma competição de Ciclismo de Estrada, realizada na “Rota do Sol” em Natal. Mais uma vez Eriberto surpreendeu a todos, terminando a competição na 4ª colocação. Depois da prova o ciclista conheceu Roberto Pinheiro (Betinho), seu primeiro companheiro de treino no ciclismo de estrada.

Após algum tempo treinando todos os dias e determinado a continuar no ciclismo, Eriberto recebeu de seu amigo Klenilson o primeiro convite para representar uma equipe, a “Klenilson Bikes”.

Nesta sua primeira equipe, Eriberto trabalhou duro, ajudando seus companheiros a vencer diversas competições. Durante muitos anos, Eriberto e “Betinho” formaram uma dupla de sucesso, conquistando diversas provas no Rio Grande do Norte.

Em 2002 foi chamado para defender o Colégio e Curso “Seta” durante os “JERNES”. Logo após os jogos, conseguiu apoio para poder competir em provas mais importantes, como o Torneio de Verão, realizado em Santos - São Paulo, onde foi campeão na categoria Junior. Após esta vitória, várias equipes paulistas fizeram propostas, e mesmo passando por grandes dificuldades financeiras, Eriberto preferiu terminar os estudos, saindo de casa apenas em 2003, quando foi defender a equipe de ASSIS, por onde ficou durante sete anos.

Nesta primeira equipe nacional, o atleta sentiu o prazer de poder viver do ciclismo. Em 2010 defendeu a equipe Funvic de Pindamonhangaba, uma dos principais times do cenário nacional, sendo transferido no inicio de 2011 para a equipe Padaria Real de Sorocaba, onde permanece competindo.

Bate papo:

CBC - Após a vitória no Tour do Brasil você assumiu a liderança do ranking America Tour e brasileiro, como você recebeu essa notícia?

JEM - Recebi a noticia de estar liderando o ranking “America Tour” pelo meu técnico Edgardo Simon, ele me falou assim: “você já viu o ranking America Tour? Você esta liderando!”. Nesta hora fiquei abismado e muito feliz, quase não acreditando. Sobre a liderança do ranking nacional, eu já imaginava que estaria na primeira colocação, durante toda a temporada estamos atento ao ranking nacional, e dentro dos meus cálculos sabia que assumiria a liderança, tive ótimos resultados durante toda a temporada e tentei ser o mais constante possível. De qualquer forma esperei sair à última atualização da CBC, para poder confirmar a notícia.

CBC - Você acredita que terminará a temporada em primeiro lugar no ranking brasileiro de 2011?

JEM - É sempre bom acreditar em nosso potencial, sou muito confiante no meu trabalho e tenho hoje uma equipe que também acredita muito em mim, então tudo isso me faz ter essa confiança. A minha próxima competição será em Brasília, na disputa dos “100km de Brasília”, vou tentar conquistar mais alguns pontos para o ranking e talvez conseguir abrir uma vantagem mais confortável sobre o segundo colocado.

CBC - Como foi conquistar a vitória geral do Tour do Brasil?

JEM - Foi uma sensação muito boa, um sonho realizado, treinamos duro e durante dois meses ficamos reunidos, focando apenas a preparação para esta competição. Nossa equipe tinha o objetivo de brigar pelo titulo geral do Tour, e acabou tudo dando certo. No Tour do Brasil eu e meu companheiro de equipe Alex Diniz, seriamos os lideres. A equipe inteira trabalhou bastante - sendo comandada pelo experiente ciclista e técnico Edgardo Simon – com toda esta união acabamos conquistando o primeiro lugar geral da competição.

CBC - Quais foram as principais dificuldades durante o Tour do Brasil?

JEM - Tive várias dificuldades, mais sempre acreditava nos companheiros de equipe, pois fizemos uma boa preparação. A equipe inteira ficou concentrada por dois períodos em Campos do Jordão e isso nos ajudou bastante. Tivemos a oportunidade de conhecer bem a serra onde seria definida a volta. Tínhamos duas etapas “chave”, o contra-relógio e a serra. Mas a principal dificuldade aconteceu justamente durante a escalada da serra, quando um cachorro entrou no meio da estrada e obrigou o comissário que estava na moto a frear bruscamente, com isso sofri uma queda, junto com meu companheiro de equipe Edgardo Simon. Mesmo com algumas escoriações consegui me levantar, tendo que pedalar sozinho contra meus principais adversários, já que o Edgardo Simon não conseguiu se recuperar do acidente, este foi o momento mais crítico durante o Tour.

CBC - Como foi a reação da sua equipe quando você conquistou a camiseta de líder após a segunda etapa?

JEM - Uma reação muito positiva, depois do termino da segunda etapa eu estava com uma vantagem de 1m58s sobre o segundo colocado, Flavio Cardoso o “Baiano”. Minha equipe foi sensacional, sempre me apoiando, colocamos tudo que treinamos em prática e acabou tudo dando certo.

CBC - Você pretende continuar focado em defender a liderança no ranking internacional?

JEM - Isso é um objetivo que ainda não decidi, não temos certeza se passaremos para “continental” na temporada 2012, mais se isto acontecer estaremos nos preparando da melhor forma para defender esta liderança no ranking America Tour.

CBC - Quais serão seus próximos objetivos?

JEM - Nesta temporada de 2011 ainda vou competir algumas provas do ranking brasileiro para defender a minha liderança, as próximas competições serão os “100km de Brasília” , os Jogos Abertos do Estado de São Paulo e a Copa da Republica.

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa - CBC