Wednesday, Nov 22nd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Mais de 400 atletas são esperados na Copa Light de Ciclismo
 

Mais de 400 atletas são esperados na Copa Light de Ciclismo

Print PDF

Neste final de semana, mais de quatrocentas bicicletas irão invadir o movimentado Centro do Rio. Em plena Avenida Presidente Vargas, a Copa Light de Ciclismo irá selar mais uma vez a evolução da modalidade no Brasil. Os melhores atletas do país irão disputar valiosos pontos para o ranking nacional e uma premiação de R$ 28 mil.

Além das provas, a competição deste ano irá voltar um pouco ao passado e homenagear algumas das personalidades que fizeram parte da história da modalidade no Rio. Um dos homenageados será o paraciclista Alarico Moura, que ajudou a democratizar o esporte e hoje é diretor Paraolímpico da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

“O ciclismo me trouxe tantas realizações que não conseguiria descrever todas. Enfim, me aproximei de mim mesmo e hoje sou feliz”, declara Alarico.

Um dos maiores incentivadores do ciclismo no Rio, Walter Tuche também receberá uma homenagem. Professor da modalidade, Walter promove encontros e forma grandes grupos de ciclistas pelo Rio de Janeiro, com pedaladas da Zona Sul à Zona Oeste e também por longos trajetos como Rio-Petrópolis ou Rio-Magé.

“Nas horas vagas, nossos alunos participam também de provas como Ironman, Tour de France e outras”, revela o professor.

Para fechar o time de grandes nomes do ciclismo nacional, a Copa Light irá premiar também Marco Barbosa, diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), e Cláudio Santos, presidente da Fecierj.

“Sou um apaixonado pelo ciclismo e luto para que ele ganhe espaço em nossa cidade. Ela e todos nós iríamos lucrar com isso”, afirma Cláudio.

Com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Fecierj, a competição pontua para o ranking nacional entre o 1º e 15º lugares de cada categoria. Atletas amadores, de elite e paraciclistas dividirão os 4km de percurso, com largada e chegada no monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, e a expectativa é que cerca de 400 atletas estejam presentes nos dos dias de evento.

O campeonato acontecerá em duas provas: uma Contra-Relógio Individual (CRI) - em que cada competidor corre contra o tempo sozinho, tentando terminar o percurso o mais rápido possível - e uma Prova de Estrada/Circuito - na qual os ciclistas largam juntos e vence quem for mais rápido em sua categoria.

Nesta sexta-feira, dia 11, os atletas participarão do simpósio técnico no Hotel Mar Palace, em Copacabana, onde irão conhecer os detalhes do percurso e receber o kit da prova e o chip de cronometragem. No sábado, os atletas de contra-relógio duelam pelo melhor tempo a partir das 14h30, e no domingo as disputas começam pela manhã, com a primeira largada às 8h.

A Copa Light de Ciclismo 2011 tem o apoio da Prefeitura do Rio e do MetrôRio. Organizada pela Conexão e patrocinada pela Light desde a primeira edição, em 2008, a prova terá uma premiação total de R$ 28 mil.

 

Imagens: Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa