Monday, Oct 23rd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA XII Copa América de Ciclismo contará pontos para a UCI
 

XII Copa América de Ciclismo contará pontos para a UCI

Print PDF

A temporada 2012 do ciclismo nacional começará na Cidade Maravilhosa. No dia 8 de janeiro será realizada a 12ª edição da Copa América de Ciclismo, uma das mais tradicionais disputas do calendário no Continente Americano. Desta vez, a competição será no Rio de Janeiro, mas precisamente em um circuito montado no Aterro do Flamengo, e contará pontos para o ranking das Américas da União Ciclística Internacional (UCI) e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A disputa será mostrada ao vivo pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular.

"Estamos trabalhando junto com a CBC para este retorno, atendendo algumas necessidades da UCI. Isso, certamente, motivará a participação de mais atletas na provam tornando ainda mais elevado o nível técnico", explica Thadeus Kassabian, diretor de operação da Yescom Entretenimentos, responsável pela realização do evento.

Ao longo de seus 11 anos de história, a Copa América tem colaborado com o desenvolvimento do ciclismo brasileiro. Referência no ciclismo das Américas. A prova, criada pela Yescom em 2001, com o apoio da Rede Globo, teve e tem papel importante no desenvolvimento do ciclismo nacional nos últimos anos. Afinal, o evento revolucionou a modalidade, obtendo maior visibilidade para o esporte em televisão aberta e abrindo caminho para as demais competições.

A competição reunirá as melhores equipes do país pelo ranking da CBC, times estrangeiros e demais equipes convidadas. Os times poderão ter no mínimo quatro e no máximo seis atletas, sendo permitido apenas um ciclista estrangeiro nas equipes nacionais. No feminino, a prova contará com as mais bem colocadas no ranking nacional segundo o ranking mis recente antes da competição.

No ano passado, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, os ciclistas Breno Sidoti e Janildes Fernandes venceram na Elite. Breno completou as 20 voltas, ou 86 km, com o tempo de 2h02min13seg. Janildes, por sua vez, marcou o tempo de 46min38seg705 para as seis voltas, ou 25,8 km, sagrando-se tricampeã da prova.

A XII Copa América de Ciclismo têm organização e realização da Rede Globo e da Yescom, com patrocínio da Caixa, Correios, Fisk Centro de Ensino e Rexona.


Imagens: Sérgio Shibuya

Fonte: Yescom