Friday, Sep 22nd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Américo Brasiliense sediou a 14ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2011
 

Américo Brasiliense sediou a 14ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2011

Print PDF

A cidade de Américo Brasiliense, conhecida como “cidade doçura”, localizada na região central do Estado de São Paulo e distante 285 Km da capital, foi sede nesse último domingo 20 de Novembro da 14ª e penúltima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, o campeonato mais atuante dessa modalidade no país, recebendo atletas e suas equipes provenientes de várias regiões do Estado de SP e também do sudoeste de MG, numa prova que reuniu alguns dos principais nomes do ciclismo paulista e nacional.

Foi a primeira vez que a cidade, conhecida pelo seu pólo agroindustrial com destaque para usinas de açúcar e álcool e metalurgia, recebeu uma competição oficial de ciclismo do calendário da Federação Paulista de Ciclismo, evento que aconteceu na Rua Francisco Martimiano de Oliveira, com concentração defronte à Praça do Cruzeiro. Foram 12 categorias oficiais em disputa, abertas para ciclistas federados e não-federados de todas as faixas etárias, desde a infantil, para ciclistas de até 12 anos, até os Masters-B, para ciclistas acima de 60 anos, e contou também com três categorias extraoficiais, abertas apenas para os ciclistas estreantes de Américo Brasiliense, masculino e feminino, Infantis e Adultos. As provas foram realizadas por tempo dependendo da categoria, que variaram em média de 35 minutos (Infantil Masculino) até 1h e 20min de duração (Elite-A ou Principal).

O evento ainda foi abrilhantado pela realização de várias atividades físicas e esportivas na Praça do Cruzeiro, próximo a concentração da prova, realizadas por professoras de Educação Física do Depto. Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (DETLA) e Prefeitura, além de um passeio ciclístico que teve saída do ginásio de esportes, terminando no local da Prova. Foram sorteados vários brindes entre eles uma bicicleta de passeio gentilmente cedida pela AMODAB – Associação dos Moradores Esportistas de Américo Brasiliense. Num domingo de tempo firme e sol forte, a população de Américo que compareceu à prova pôde presenciar um evento esportivo diferenciado e muito interessante, de muita adrenalina e emoção, onde pela primeira vez puderam ver ao vivo centenas de ciclistas que não mediram esforços para proporcionar uma competição de elevado nível técnico em todas as categorias, nessa reta final do campeonato. O Circuito, de 2.400 metros de extensão por volta, foi misto com subidas, descidas e trechos planos, com excelente asfalto e bastante seletivo, e muito elogiado por todos os participantes.

Na Categoria Elite-B, para ciclistas de 19 a 29 anos, numa prova de 38,4Km percorrida em 1h 12min 25s, destaque para o ciclista local, Willian Roberto Furlan, da equipe Genius Online/ Tony Color´s/ Habitu´s Academia/ Pref. Municipal de Américo Brasiliense, que subiu ao pódio obtendo a 5ª colocação na prova, que foi vencida por Adriano Henrique Penacchi Cheregatti, da equipe SMEL/ Unimed/ Boi Gordo/ Triex/ Sertãozinho-SP, num sprint apertadíssimo com Elton Pedro, da equipe GM Montagens Industriais/ Transportadora Transpantcho, de Santa Cruz das Palmeiras. Adriano já é o atual campeão dessa categoria nessa edição 2011 da Copa.

Na Categoria principal, ou Elite-A, para ciclistas acima de 18 anos mas com nível técnico, uma prova de 45,6Km percorrida em 1h 17min e 22s, vencida por Jocemildo Pereira da Silva, da equipe ADF/ Liniers, de São Paulo, seguido por Danilo Agazarian Machado da Ass. Batataense de Ciclismo/ Passion Bikes de Batatais e de Laurí Antônio Lunkes, da equipe Dimensional/ Itapira-SP. Entre as mulheres, na Categoria Feminino Adulto, uma prova de 19,8Km percorrida em 44m e 46s, vencida por Wellyda Regisleine Santos, da ADETUPEB de Pereira Barreto-SP, seguida de Caroline Borges da equipe Team America`s/ Pref. Municipal de Salto-SP e de Vanessa de Oliveira, da equipe SMEL/ Unimed/ Boi Gordo/ Triex, de Sertãozinho. Entre os mais “veteranos” da CSPC, na Categoria Master-B (60 anos acima), vitória de Eron José Pesse, da equipe Porto Ferreira F.C./ Alex Lanches/ Osmar Motos/ Porto Ferreira, seguido de Donato Jerônimo Machado da equipe de Sertãozinho e de Rui Espíndola Vieira (Avulso). Donato Jerônimo já é o campeão por antecipação da CSPC 2011 em sua categoria, desde a etapa anterior disputada na cidade de Cajurú, uma prova de Estrada. Entre os mais novatos da Copa, na Categoria Infantil Masculino (até 12 anos), uma prova de 14,4Km percorrida em 34m 59s, com vitória de Jean Roger Lechat, da equipe ASC/ São Carlos, seguido de Ruan Santana Guillen (avulso) e Fernando Barroti Medeiros, da equipe Ass. Ciclística Iracemapolense/ Iracemápolis-SP. Ruan também já é o campeão por antecipação da sua categoria.

Confira os demais campeões da 14ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo em Américo Brasiliense:

- Categoria Sênior-A (30 a 39 anos): Daniel Gomes – S.E.M.E./ Grupo O Liberal de Comunicação/ Sta. Bárbara D`Oeste-SP;

- Categoria Sênior-B (40 a 49 anos): Ivan Roberto de Oliveira – Bicisport/ Grafinew/ Ypê Flora/ Araraquara-SP;

- Categoria Master-A (50 a 59 anos): Januário dos Santos – S.E.M.E./ Grupo O Liberal de Comunicação/ Sta. Bárbara D`Oeste-SP;

- Categoria Mountain Bike (Livre idade): Paulo Roberto Amate – Bicisport/ Grafinew/ Ypê Flora/ Araraquara-SP;

- Categoria Junior (16 a 18 anos): Douglas Fernando Ribeiro – Ass. Ciclística Iracemapolense/ Iracemápolis-SP;

- Categoria Juvenil Masculino (Até 15 anos): Ítalo Martônio Figueiredo – ASC/ São Carlos;

- Categoria Juvenil Feminino (Até 15 anos): Patrícia Vieira Camargo – Ass. Ciclística Iracemapolense/ Iracemápolis-SP;

*Categorias Extraoficiais (apenas ciclistas estreantes da cidade de Aco. Brasiliense):

- Iniciantes Masculino Adulto – Evandro Ferreira Lima

- Iniciantes Feminino Adulto – Vânia Alves Pereira

- Iniciantes Infantil Masculino – Pablo Roberto Parra Brotto


A equipe campeã geral da etapa foi a Associação Ciclística Iracemapolense, da cidade de Iracemápolis-SP.

A prova teve a realização da Prefeitura Municipal e DETLA – Depto. de Esporte, Turismo e Lazer de Américo Brasiliense, organização da GT Eventos Esportivos e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, com cobertura jornalística da EPTV Central e TV Ara, além de Jornais da região. Os apoios gerais foram da Duck Bike Araraquara, Ultrabike São Carlos e gráfica Grafinew Araraquara, com apoios locais de Varejão Passarinho, Panificadora Vitória, Fátima Confecções, Espaço Hair Naiara Moura e AMODAB. Para os organizadores da prova, prof. Alessandro Giannini e Wéder Teixeira, a realização de uma etapa da CSPC em Américo Brasiliense foi muito positiva e gratificante, pois tiveram a oportunidade de levar a modalidade ciclismo para mais uma cidade que ainda não havia realizado um evento oficial nessa modalidade, e as conseqüências para o esporte do município: “A cidade de Américo Brasiliense, seus representantes, Prefeito, Diretoria de Esportes, estão de parabéns pela iniciativa. O Ciclismo hoje é uma das modalidades mais praticadas do país, e poder oferecer essa diversidade esportiva para a população é uma opção muito interessante, pois é uma maneira a mais de demonstrar o trabalho com o esporte no município, que já possui representantes nessa modalidade, podendo trazer mais adeptos para uma opção de vida extremamente valiosa, disciplinadora e formadora de cidadãos saudáveis e longe de vícios, fato que um esporte altamente exigente como o ciclismo proporciona. Esperamos que essa opção se perpetue e que essa prova ciclística na cidade possa ser a primeira de uma tradição que poderá se formar”, comentam os diretores.

A Etapa de encerramento da Copa São Paulo de Ciclismo 2011 (15ª e última etapa) será realizada no dia 11 de Dezembro, na cidade de Botucatu-SP, no câmpus da UNESP Lageado.


Imagens: Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa