Friday, Sep 22nd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA XII Copa América de Ciclismo: Três Países confirmam presença na prova
 

XII Copa América de Ciclismo: Três Países confirmam presença na prova

Print PDF

Primeira competição oficial na temporada 2012, a XII Copa América de Ciclismo agitará o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, no próximo domingo, dia 8, a partir das 7h15.

A disputa, que valerá pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) na Elite masculina, contará com as principais equipes e ciclistas do país, no masculino e feminino, além de equipes do exterior. Já estão confirmadas equipes de três países: Paraguai, Uruguai e Chile, e a organização ainda aguarda a resposta de Equador e Peru para fechar a lista de participantes da prova.

A programação começará às 7h15, com a prova feminina, vindo depois a masculina, a partir das 9h15, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. Serão três voltas para as mulheres no circuito de 12,2 km, enquanto os homens cumprirão nove voltas.

Acostumada a trazer nomes fortes do Continente Americano - dois títulos ficaram em poder de atletas de equipes do exterior - a Copa América de Ciclismo segue com esta filosofia em sua 12ª edição. A presença estrangeira ganhou ainda mais força com a volta ao calendário da UCI, motivando ainda mais os ciclistas. A confirmação de quatro equipes, sendo uma do Paraguai, uma do Uruguai e duas do Chile, mostra a força da competição.

"Estamos esperando um grande evento no Rio de Janeiro. As novas regras da UCI farão com que a disputa seja ainda mais emocionante e forte. Será um bom momento para ver como estes países estão se preparando para a briga por uma vaga olímpica", explica Thadeus Kassabian, diretor de operações da Yescom, organizadora da prova.

As principais equipes no masculino estão confirmadas. Os 13 times, com no mínimo 5 e no máximo 8 atletas, mais bem colocados na X Copa da República de Ciclismo, em dezembro, na Capital Federal, já garantiram presença, ao lado dos convidados da organização, nacionais ou internacionais. Isso garantirá um elevado nível técnico para a disputa. No feminino, com briga individual, não será diferente, pois a prova em Brasília selecionou as 15 primeiras, que se juntarão às demais participantes.

Campeões

2011 - Breno Sidoti (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2010 - Geraldo Souza (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)
2009 - Francisco Chamorro (ARG) / Janildes Fernandes (BRA)
2008 - Nilceu Santos (BRA) /Uênia Fernandes (BRA)
2007 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2006 - Nilceu Santos (BRA) /Clemilda Fernandes (BRA)
2005 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2004 - Alem Rayes (URU) / Uênia Fernandes (BRA)
2003 - Renato Rohsler (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2002 - John Lieswyn (EUA)
2001 - André Grizante (BRA)

A XII Copa América de Ciclismo têm organização e realização da Rede Globo e da Yescom, com patrocínio da Caixa, Correios, Fisk Centro de Ensino e Rexona. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Fecierj e Ideeia - Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Educação e Inclusão.


Fonte: MBraga

Imagens: Sérgio Shibuya