Friday, Nov 24th

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA XII Copa América de Ciclismo: Relação de equipes para 2012 está quase pronta
 

XII Copa América de Ciclismo: Relação de equipes para 2012 está quase pronta

Print PDF

Os artistas estão definidos. A XII Copa América de Ciclismo, competição que abre os calendários nacional e internacional da modalidade em 2012, já conhece as equipes que disputarão a prova masculina neste domingo, dia 8, em um circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

A largada da prova, que conta pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) - América Tour, será às 9h15 (nove voltas no percurso de 12.280 m) e terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. Antes será a vez do feminino, com três voltas, a partir das 7h15.

Para a disputa deste ano, o masculino foi formado pelas melhores equipes da X Copa da República, realizada em dezembro, em Brasília (DF), e por convidados do exterior. Com isso, garantiram presença as principais equipes do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e representantes do Uruguai, Paraguai e Chile, totalizando 20 times. A lista de atletas será confirmada pelos chefes de equipe no Congresso Técnico, na véspera da prova, no hotel oficial.

A lista da XII Copa América de Ciclismo é a seguinte: 1) Funvic/Marcondes Cesar/Gelog/ Taruma/Pindamonhangaba (BRA/SP), 2) São José dos Campos/Kuota (BRA/SP), 3) FW Engenharia/Amazonas Bike/Três Rios (BRA/RJ), 4) Huechuraba 2000 (CHI), 5) Seleção Uruguai, 6) Start Cycling Team (PAR), 7) Sprocket-Disarva (PER), 8) Supermercados Bigger (CHI), 9) Suzano/Trotz/Microshift (BRA/SP), 10) São Lucas/Giant/Cicloravena/Americana (BRA/SP), 11) Altolim/Assis (BRA/SP), 12) Clube Dataro de Ciclismo (BRA/PR), 13) Padaria Real/ Caloi/Céu Azul (BRA/SP), 14) Clube Fernandes de Ciclismo (BRA/GO), 15) Velo/SEME Rio Claro (BRA/SP), 16) São Francisco/Khs/Ribeirão Preto (BRA/SP), 17) Alto Giro (BRA/MS), 18) GRCE Memorial/Prefeitura de Santos/Giant (BRA/SP), 19) Seleção do Rio de Janeiro (BRA/RJ) e 20) Refactor/ DKS Bike/ Maxxis / Cosméticos Macieira / São Caetano do Sul (BRA/SP)

A Copa América de Ciclismo 2012 contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) na Elite masculino/Sub 23. A prova é da classe 2.2, conforme os regulamentos UCI, registrada no calendário internacional, América Tour. O evento atribui a seguinte pontuação para o ranking: 1º lugar - 40 pontos; 2º lugar - 30 pontos; 3º lugar - 16 pontos; 4º lugar - 12 pontos; 5º lugar - 10 pontos; 6º lugar - 08 pontos; 7º lugar - 06 pontos; e 8º lugar - 03 pontos.

Programação

A programação oficial da XII Copa América de Ciclismo começa no dia 7 de janeiro, com a abertura da secretaria de prova, das 15h às 17h, no hotel oficial do evento, o Scorial Hotel, Rua Bento Lisboa, 155 - Catete - Rio de Janeiro, no qual se realizará a concentração pré-evento. Neste período também serão feitas, pelos representantes das equipes, a confirmação dos participantes, a retirada dos dorsais e a apresentação das licenças.

A reunião dos Diretores Esportivos (Congresso Técnico) será realizada de acordo com o artigo 1.2.087 do Regulamento UCI e contará com a presença dos membros do Colégio de Comissários. A reunião ocorrerá na sala de convenções do hotel oficial do evento às 19h, também no sábado, dia 07 de janeiro.

A XII Copa América de Ciclismo têm organização e realização da Rede Globo e da Yescom, com patrocínio da Caixa, Correios, Fisk Centro de Ensino e Rexona. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Fecierj e Ideeia - Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Educação e Inclusão.

Campeões

2011 - Breno Sidoti (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2010 - Geraldo Souza (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)
2009 - Francisco Chamorro (ARG) / Janildes Fernandes (BRA)
2008 - Nilceu Santos (BRA) /Uênia Fernandes (BRA)
2007 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2006 - Nilceu Santos (BRA) /Clemilda Fernandes (BRA)
2005 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2004 - Alem Rayes (URU) / Uênia Fernandes (BRA)
2003 - Renato Rohsler (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2002 - John Lieswyn (EUA)
2001 - André Grizante (BRA)

Fonte: MBraga

Imagens: Sérgio Shibuya