Friday, Nov 24th

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Francisco Chamorro fatura no masculino e Luciene Ferreira é penta no feminino no 26º Torneio de Verão Tremendão/Vzan de Ciclismo
 

Francisco Chamorro fatura no masculino e Luciene Ferreira é penta no feminino no 26º Torneio de Verão Tremendão/Vzan de Ciclismo

Print PDF

Numa prova onde valeu muito a tática e a experiência, o argentino Francisco Chamorro conquistou mais um importante título na carreira neste domingo (12), em Santos. Depois de ser o campeão da Copa América no início do ano, ele faturou o 26º Torneio de Verão Tremendão/Vzan de Ciclismo, a primeira disputa da temporada em etapas e válida pelo ranking brasileiro. Na briga com outro grande nome dos pedais, Nilceu “The Flash” Santos, da Sejelp/ Posto AutoPinda/ Pindamonhangaba, que tentava o tri, os dois se “marcaram” a prova toda e acabaram não marcando pontos. Melhor para “Chachá”, que manteve a vantagem. Pelo segundo ano seguido o Torneio teve um campeão estrangeiro. No ano passado, o primeiro colocado foi o uruguaio Hector Aguilar.

No feminino, prevaleceu a força de Luciene Ferreira, da Funvic/ Marcondes Cesar/ Gelog/ Pindamonhangaba, garantindo o pentacampeonato em pleno dia que comemorou aniversário. A atleta sul-matogrossense chegou a ser ameaçada pela companheira de equipe Valquiria Pardial, vitoriosa nas duas etapas anteriores, ambas com “fugas”, mas na decisão foi ela quem se destacou para assegurar o novo caneco.

“É um título importante para qualquer ciclista que compete no Brasil. É uma prova tradicional e foi importante também para a nossa equipe”, vibrou Chamorro, lembrando que a sua equipe é hoje a número 1 do ranking internacional America Tour. “Fico feliz em estar na história desse torneio. Garantir cinco títulos é uma honra e quero dividir com a minha equipe, que sempre ajudou muito”, afirmou Luciene.

A prova foi realizada na Avenida Mário Covas, conhecida como Portuária, um tradicional “palco” dos pedais. Na elite masculina, uma fuga com 11 ciclistas definiu o título do evento. Nenhum dos ciclistas que pedalavam no primeiro grupo tinha condições de chegar ao título e então Chamorro e Nilceu ficaram se marcando no pelotão e chegaram fora da zona de pontuação. Salomão Ferreira, da Sejelp/Posto Autopinda/Pindamonhangaba, foi o mais rápido, com 1h38min15s, após 70,2 km.

Já na elite feminina, Luciene Ferreira foi para a fuga, deixando a sua principal rival, Valquiria, para trás. E no final, ainda faturou a etapa, superando Aline Paroliz, da Memorial/Giant/Prefeitura de Santos, ao cruzar a linha de chegada em 55min36s, após 33,8 km.

Entre os juniores, também valendo pelo ranking brasileiro, vitória santista, com Samuel Cassimiro, da Memorial/Giant/Prefeitura de Santos. Já o título geral ficou com Fernando Sikova, da Hidrorepell Tintas/FME/Bike Point. Na sênior, Hamilton Fernandes (ACL Limeira) voltou a vencer e confirmou o título do Torneio. E na open, João Carlos B. Silva (Lucia Aranha) levou a melhor em Santos e Erick Rogério (O Liberal Santa Bárbara) comemorou o título do evento.

“Novamente tivemos uma competição com alto nível técnico e prestigiada pelas melhores equipes do País e, porque não, do Continente, já que a Padaria Real/Céu Azul/Sorocaba, do novo campeão Chamorro, é a número 1 do América Tour. Foram cinco etapas muito disputadas e com um grande apoio das prefeituras das cidades envolvidas. Novamente, o Torneio de Verão abriu a temporada em grande estilo”, vibrou o presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes.

METROPOLITANO - Agora, a Liga Santista de Ciclismo, a mais antiga do País, se volta para a realização do Campeonato Metropolitano Tremendão. A abertura será realizada também na Avenida Portuária, no dia 11 de março, com a Copa Hilário Diegues, em homenagem a um dos maiores entusiastas do ciclismo no Estado. “Assim como o Torneio de Verão, a prova valerá pontos para o ranking nacional. Depois teremos mais seis etapas em outras cidades da Baixada Santista ao longo do ano”, acrescentou Reinato.

O 26º Torneio de Verão Tremendão/Vzan de Ciclismo foi uma realização da Liga Santista de Ciclismo e TR-15, com patrocínios da Vzan e Tremendão, supervisão da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Ciclismo, apoios das prefeituras de Peruíbe, Praia Grande, Itanhaém e Santos e FMA Notícias. Mais informações e resultados no site oficial www.lsciclismo.com.br.

Fonte: FMA Notícias

Imagens: Ivan Storti/FMA