Wednesday, Nov 22nd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA NOTICIAS - ESTRADA Brasil se despede do Campeonato Pan-Americano de Estrada e Pista com seis medalhas
 

Brasil se despede do Campeonato Pan-Americano de Estrada e Pista com seis medalhas

Print PDF

A seleção brasileira de ciclismo encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Estrada e Pista, realizado na Argentina, com seis medalhas. Os brasileiros conquistaram três medalhas nas provas disputadas no velódromo e outras três nas provas de estrada. A última foi o bronze conquistado por Janildes Fernandes neste domingo (11).

Ainda na primeira semana de competições, os brasileiros foram destaques nas provas de velocidade realizadas no velódromo internacional “Julio Polet”. A primeira medalha surgiu após a segunda colocação na prova de perseguição por equipes. Ainda no velódromo, Gideoni Monteiro voou baixo para conquistar o ouro na prova de perseguição individual e logo depois Thiago Nardin e Armando Camargo faturaram a prata na prova de Madison. Nas provas de estrada a seleção também conseguiu ótimos resultados, começando pelo contra-relógio onde Magno Prado foi prata no masculino e Clemilda Fernandes conquistou o bronze no feminino.

Neste domingo (11) foram realizadas as provas de estrada e na categoria elite masculino os brasileiros pedalaram boa parte do percurso a frente do grupo principal, participando ativamente das fugas que foram criadas no desenrolar do percurso, mas a decisão realmente ficou para os metros finais, e após 167km de prova o argentino Maximiliano Richeze faturou o ouro após completar o percurso com 3h49min32. Com a prata terminou Mauro Richeze também da Argentina e Fabian Aguilar do Uruguai completou o pódio com o bronze. Os brasileiros não conseguiram se posicionar para disputar o sprint final e acabaram fora da disputa por medalhas.

No feminino a prova teve 90km e também só foi decidida nos momentos finais. A ciclista Janildes Fernandes brigou até os últimos metros pela vitória, mas acabou terminando com o bronze, sendo ultrapassada na linha de chegada pela cubana Yumari Gonzalez que cruzou na primeira colocação com 2h19min27. Na segunda posição terminou a canadense Leah Kirchamann com a prata. O Brasil ainda conquistou o sexto lugar com Clemilda Fernandes.

Agora a seleção feminina de ciclismo embarca para El Salvador onde iniciam uma seqüência de três provas em busca da vaga olímpica. O primeiro compromisso será na próxima quinta-feira (15) no Grand Prix El Salvador. Já entre os dias 16 e 20 de março as ciclistas vão competir na Vuelta el Salvador e finalizando no dia 21, disputam o Grand Prix GSB. No masculino o Brasil já esta classificado com três vagas para Londres/2012.

- Tivemos uma excelente participação no Pan. Os resultados do feminino vão ser fundamentais para brigarmos pela vaga olímpica. Estaremos até maio trabalhando especificamente para conquistar este objetivo. Agora é continuar trabalhando forte e pensar nas próximas provas internacionais em El Salvador – destacou Emerson Silva, auxiliar técnico da seleção brasileira de ciclismo.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/CBC

Imagens: Adolfo Carrizo