Wednesday, Nov 22nd

Last update:11:32:16 PM GMTTT

Headlines:

Voce esta na pagina: Principal CICLISMO - ESTRADA VOLTA DA FRANÇA Tour de France: Fabian Cancellara vence o prólogo e larga a primeira etapa vestido de Amarelo
 

Tour de France: Fabian Cancellara vence o prólogo e larga a primeira etapa vestido de Amarelo

Print PDF
Fabian Cancellara em ação

Neste sábado, 30 de junho, foi dada a largada para a principal competição de ciclismo por etapas do planeta. O primeiro desafio do Tour de France foi um Prólogo de 6,4 quilômetros realizado na cidade de Liége, com vitória do suíço Fabian Cancellara.

A prova curta e de alta velocidade já contava com Fabian Cancellara (RadioShack/Nissan) entre os favoritos para a vitória, mas com o desenrolar da prova, os tempos a serem batidos eram cada vez mais baixo. Durante boa parte da prova a liderança ficou com o francês Sylvain Chavanel (Omega Pharma/Quick Step) que completou o percurso em 7min20s.

Nos momentos finais o britânico Bradley Wiggins (Sky Procycling) assumiu a liderança com 7min20s, demonstrando estar em uma grande fase e preparado para brigar pela classificação geral final do Tour. Mas o grande momento foi protagonizado por Fabian Cancellara que fez prevalecer a sua especialidade e finalizou a prova com o tempo de 7min13s, imprimindo a incrível marca de 53,2km/h. Com a vitória o ciclista suíço também se converte no primeiro ciclista a vestir a camiseta amarela no Tour 2012.

Outro especialista, Tony Martin (Omega Pharma/Quick Step), acabou enfrentando problemas mecânicos e perdeu segundos preciosos que tirou sua chance de brigar pela vitória na etapa.

A primeira etapa do Tour de France terá 198 quilômetros entre as localidades de Liége, na França, até Seraing, na Bélgica, com a chegada em uma pequena subida que poderá favorecer os atletas mais completos.

Vídeo


Classificação final:

1     Fabian Cancellara (Swi) RadioShack-Nissan     0:07:13     
2     Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling     0:00:07     
3     Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-QuickStep           
4     Tejay van Garderen (USA) BMC Racing Team     0:00:10     
5     Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling     0:00:11     
6     Brett Lancaster (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team           
7     Patrick Gretsch (Ger) Argos - Shimano     0:00:12     
8     Denis Menchov (Rus) Katusha Team     0:00:13     
9     Philippe Gilbert (Bel) BMC Racing Team           
10     Andriy Grivko (Ukr) Astana Pro Team     0:00:15

 

Por: Wesley Kestrel
Imagens: AFP